Banca de DEFESA: JESSICLEY FERREIRA DE FREITAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JESSICLEY FERREIRA DE FREITAS
DATA : 14/02/2020
LOCAL: Laboratório de Psicologia

Evidências de validade em um instrumento de avaliação de competências profissionais na prática do nutricionista na gestão da alimentação coletiva

Alimentação Coletiva. Competência Profissional. Nutricionista. Estudos de Validação

As mudanças ocorridas no âmbito científico, político e laboral impactam diretamente na formação dos profissionais de saúde, e neste cenário, a atuação do nutricionista na gestão da alimentação coletiva exige competências profissionais bem consolidadas, cuja relevância reside na promoção da saúde e prevenção de agravos, portanto, a ausência de pesquisas que versam sobre a temática de competências quanto a área estudada motivou a presente investigação. Objetivou-se, analisar as evidências de validação do padrão de competências profissionais do nutricionista na Gestão da Alimentação Coletiva. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes sob o parecer nº 1.251.497. Trata-se de pesquisa de cunho metodológico, de natureza quali-quantitativa, desenvolvida no período de fevereiro de 2017 a novembro de 2019, em três etapas sequenciais. Inicialmente realizou-se o mapeamento das dimensões referentes às competências profissionais, em seguida, realizou-se a tradução e adaptação do Standards of Professional Performance for Registered Dietitian Nutritionists in Management of Food and Nutrition Systems (SSOP), relacionado ao padrão de prestação de serviços. Na terceira etapa juízes foram convidados a avaliar o instrumento (metodologia de consenso Delphi), por meio de formulário de avaliação via On-line, em que cada item foi classificado como adequado, parcialmente adequado com ajustes e inadequado, a partir dos critério: clareza e compreensão, pertinência prática e relevância teórica. Na primeira rodada Delphi, participaram 30 juízes. Na segunda rodada, 13 juízes retornaram o formulário respondido. Na terceira rodada, o instrumento foi enviado mais uma vez aos juízes e solicitado que atribuíssem pontos para cada item, com uma variação de 1 a 10 pontos para cada item, considerando seu grau de importância para a Gestão da Alimentação Coletiva. Os itens foram agrupados em níveis administrativos (estratégico, tático e operacional) e realizado o tratamento estatístico para ajustes da pontuação, oito juízes atenderam a solicitação. Os dados foram organizados em planilhas eletrônicas e analisados através da estatística descritiva e inferencial, utilizando-se o programa Microsoft Excel. Para avaliar a validade de conteúdo, utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), considerando como aceitável, IVC ≥ 0,80. Antes da validação do conteúdo, o instrumento continha 119 itens. Após as sugestões dos juízes (exclusão e acréscimo de itens), o instrumento final totalizou 63 itens. Considerou-se aceita a composição dos instrumentos pelos juízes, mediante os índices aplicados, sugerindo evidências de validação de conteúdo dos mesmos.

Externa à Instituição - POLIANA CARDOSO MARTINS - UFBA
Externo à Instituição - ALEXANDRE COELHO SERQUIZ - UNI-RN