Banca de QUALIFICAÇÃO: MARQUIONY MARQUES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARQUIONY MARQUES DOS SANTOS
DATA : 19/06/2019
LOCAL: Departamento de Odontologia

Tendências das sífilis adquirida, em gestantes e congênita no Brasil: retrato do crescimento da epidemia treponêmica

Sífilis Congênita; Gestantes; Sífilis; Incidência; Estudos de Séries Temporais

Objetivo. Analisar as tendências da sífilis adquirida entre 2011-2017, das sífilis em gestantes e congênita entre 2007-2017 e da razão entre sífilis gestante e sífilis congênita, nos municípios e regiões do Brasil. Métodos. Estudo ecológico para identificar as tendências das incidências das sífilis, utilizando dados secundários do sistema brasileiro de notificações. Participaram do estudo as cinco regiões brasileiras, como também, os municípios escolhidos a partir dos critérios do Ministério da Saúde que elencou 100 municípios prioritários e 189 não-prioritários. Nos dois intervalos de tempo foram calculadas as taxas padronizadas de detecção das sífilis, além do cálculo da razão de sífilis gestante/congênita. Para a análise de tendências, foi utilizado os métodos de regressão polinomial e de Joinpoint. Utilizou-se um nível de significância de 5% para a análise dos dados. Resultados. Houve tendência de crescimento significativa das taxas de sífilis em gestantes, congênita e adquirida nos municípios avaliados e em todas as regiões, com destaque para Região Sul. Na avaliação da tendência da razão de sífilis em gestante/congênita, houve crescimento nos municípios prioritários (AAPC: 8,54%; p<0,001) e não prioritários (AAPC: 2,61%; p=0,005), bem como nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul, enquanto na região Centro-Oeste houve redução das. Conclusão. Foram encontradas tendências de crescimento elevadas das taxas das sífilis nos municípios avaliados, bem como em todas as regiões do país. O compromisso de eliminação das sífilis ainda é uma realidade distante no Brasil, medidas adotadas para sua redução devem ser avaliadas, observando se serão capazes de modificar o crescimento da epidemia treponêmica.

Presidente - 277398 - KENIO COSTA DE LIMA
Externo ao Programa - 1645299 - MARISE REIS DE FREITAS