Banca de DEFESA: KLEYTON SANTOS DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KLEYTON SANTOS DE MEDEIROS
DATA : 22/03/2019
HORA: 14:00
LOCAL: CONSEC - CCS
TÍTULO:
NOVAS TECNOLOGIAS DE CUIDADOS DE SAÚDE: USO DE APLICAÇÕES MÓVEIS EM GINECOLOGIA E ONCOLOGIA

PALAVRAS-CHAVES:

Adesão à medicação; informática médica; educação em saúde; câncer; quimioterapia.


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Introdução: Estima-se que cerca de 25% dos novos agentes antineoplásicos em desenvolvimento sejam fármacos orais, e espera-se que o número de medicamentos quimioterápicos orais mais que dobre nos próximos anos. No entanto, estima-se que a taxa média de não adesão à terapia oral anticâncer esteja em torno de 21%, ou seja, a baixa adesão é uma barreira para a conclusão do tratamento. Muitos fatores podem afetar a adesão ao tratamento: esquemas de dosagem complexos, administração de outros medicamentos potencialmente interativos, comprometimento visual e cognitivo, déficits de memória ou esquecimento e outras dificuldades. Nesse contexto, é necessário verificar se o uso de aplicativos móveis pode ajudar o paciente a superar essas dificuldades e melhorar a adesão ao tratamento. Nós descrevemos o aplicativo ChemoDaily, uma nova ferramenta que visa gerenciar o tratamento oncológico com quimioterapia por via oral. Métodos: Trata-se de pesquisa aplicada na modalidade de produção tecnológica dividida em três etapas. Em primeiro lugar, esta fase envolveu as necessidades dos pacientes em um tratamento de centro de câncer, busca de aplicativos semelhantes na 'App Store' e 'Play Store', busca de referências bibliográficas e a definição dos objetivos e funções do aplicativo. Em segundo lugar, o design envolveu o planejamento e a produção do conteúdo, a descrição dos tópicos da redação sobre educação em saúde, a seleção das formas de mídia e o design da interface (layout). Em terceiro lugar, o aplicativo móvel (ChemoDaily) foi desenvolvido. O desenvolvimento incluiu a seleção das ferramentas da aplicação multimídia, a definição da estrutura de navegação e o planejamento da configuração dos ambientes. ChemoDaily foi desenvolvido como um aplicativo de dispositivo móvel (app) na plataforma android para orientações de Enfermagem no uso de quimioterapia antineoplásica oral.
Resultados: ChemoDaily é um aplicativo projetado para pacientes que tomam quimioterapia oral em casa para esclarecer dúvidas, como a administração oral de quimioterapia e controle de efeitos colaterais. Além disso, visa melhorar a comunicação do paciente com os profissionais de saúde; monitorar os sintomas no diário de quimioterapia; esclarecer incertezas no uso da quimioterapia; facilitar o acesso a contatos telefônicos do hospital; colaborar na tomada de decisão compartilhada entre os profissionais de saúde e o paciente que usa o diário de quimioterapia; e acesso a informações referente a bula. Conclusão: A moderna tecnologia de comunicação pode ser utilizada para melhorar tanto o autocuidado quanto o gerenciamento deste a longa distância. ChemoDaily fornece uma ferramenta segura, confiável e fácil de usar para os pacientes monitorarem sua saúde e registrarem o progresso clínico, histórico de tratamento; e suas intercorrências; seu estado de humor; gerenciar o estoque de medicamentos; saber como utilizar o medicamento; cuidados de enfermagem com manipulação e armazenamento; e agenda de consultas. Acreditamos que o ChemoDaily se mostrará uma ferramenta poderosa e amplamente utilizada, que melhorará tanto a pesquisa quanto a prática clínica, bem como a adesão ao tratamento oncológico e à qualidade de vida dos pacientes. De qualquer forma, a adesão a novas terapias orais é uma questão importante, e mais pesquisas são necessárias para melhorar a adesão à longo prazo na prática de oncologia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1199080 - ANA KATHERINE DA SILVEIRA GONCALVES DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 3313589 - JANAINA CRISTIANA DE OLIVEIRA CRISPIM FREITAS
Externo à Instituição - PAULO CESAR GIRALDO - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 12/03/2019 15:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao