Banca de DEFESA: LUCIANA MAGALHÃES PINTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA MAGALHÃES PINTO
DATA : 20/12/2018
HORA: 09:00
LOCAL: sala de aula do PPGCSa
TÍTULO:

Espécies de Candida isoladas de fezes de pombos (Columbia livia) podem expressar fatores de virulência e resistências aos azóis.


PALAVRAS-CHAVES:

Candida spp., fatores de virulência, resistência antifúngica, fezes de pombos, Columbia livia


PÁGINAS: 22
RESUMO:

Embora seja amplamente conhecido que Cryptococcus spp. pode transmitir criptococose através de aerossol formado quando fezes secas (principalmente de pombos) são dispersadas e se tornam aerotransportadas, pouco se sabe sobre o papel dessas aves em abrigar outras leveduras patogênicas em seu trato gastrointestinal, penas e bicos, especificamente porque esses animais frequentemente permanecem e reproduzem próximas ou mesmo acima de unidades de condicionadores de ar. Avaliou-se a prevalência de leveduras patogênicas isoladas de fezes de pombos coletadas na área externa de um hospital universitário no Brasil. Nosso objetivo foi também investigar o potencial patogênico e a susceptibilidade antifúngica de espécies de Candida de interesse médico isoladas dessas amostras. Portanto, foi realizada a avaliação da expressão de atributos de fatores de virulência in vitro, incluindo a capacidade de aderir a células epiteliais bucais humanas e a formação de biofilme e produzir enzimas líticas, como fosfolipases, proteinases e hemolisinas. Testes de sensibilidade antifúngica frente a fluconazol, itraconazol, anfotericina e micafungina também foram realizados. O gênero Candida foi o mais prevalente em nosso estudo, com várias espécies clinicamente importantes sendo isoladas. Vale ressaltar que essas cepas foram capazes de expressar vários fatores de virulência, mostrando claramente seu potencial patogênico. Nosso estudo foi capaz de demonstrar que Candida spp. isolados de excrementos de pombos podem expressar fatores de virulência da mesma forma de isolados clínicos, sugerindo um potencial patogênico para estas leveduras. O fato de essas cepas terem sido coletadas da área externa de um hospital terciário pode ser de interesse, porque elas podem ser uma fonte de infecção, especificamente para hospedeiros imunocomprometidos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1149398 - EVELINE PIPOLO MILAN
Presidente - 1715308 - GUILHERME MARANHAO CHAVES
Externo à Instituição - RAQUEL DE MELO BARBOSA
Externo à Instituição - WALICYRANISON PLINIO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 07/12/2018 10:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao