Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA BEZERRA DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA BEZERRA DE ARAÚJO
DATA : 01/11/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Laboratório de Psicologia
TÍTULO:

Marcadores neuropsicológicos no uso de Ayahuasca para o tratamento do Transtorno Depressivo Maior


PALAVRAS-CHAVES:

Transtorno depressivo maior; entrevista psicológica; psicometria; neurociência cognitiva; disfunção cognitiva


PÁGINAS: 15
RESUMO:

Objetivos: Ensaios clínicos recentes têm sugerido o potencial antidepressivo de alguns psicodélicos serotonérgicos, como a Ayahuasca. Há evidências de comprometimentos cognitivos associados ao estado depressivo, porém não há um consenso quanto ao padrão neuropsicológico representativo da depressão. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar o perfil neuropsicológico de um grupo de pacientes com diagnóstico de TDM, com o intuito de averiguar um possível efeito terapêutico da Ayahuasca para remissão de sintomas depressivos.

Métodos: Foram avaliados 70 voluntários (60% do sexo feminino e 40% do sexo masculino), 24 com diagnóstico de TDM e 46 controles emparelhados de acordo com o perfil sócio demográfico. As funções cognitivas foram verificadas a partir de uma bateria de testes neuropsicológicos.

Resultados: Sujeitos saudáveis, após ingerirem Ayahuasca ou placebo, apresentaram um decréscimo no engajamento mental e memória operacional, além de um melhor desempenho nas funções executivas, memória de trabalho e atenção. O grupo de pacientes com TDM após utilizar Ayahuasca demonstrou um melhor desempenho nas funções executivas, assim como o que fez uso de placebo apresentou um aumento no desempenho da atenção e memória de trabalho.

Conclusão: Os achados sugerem não haver associação entre o uso da Ayahuasca em dose única e mudança no padrão cognitivo, seja de pessoas saudáveis ou com diagnóstico de TDM, que represente um indicativo de eficácia dessa substância para remissão de sintomas depressivos ao que tange aspectos neuropsicológicos. Contudo, apresentou evidências que comprovam estudos anteriores com relação ao déficit cognitivo associado a pessoas com TDM quando comparadas a sujeitos saudáveis.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1323908 - JOAO CARLOS ALCHIERI
Externo ao Programa - 2374850 - THAIZA TEIXEIRA XAVIER NOBRE
Externo ao Programa - 2330137 - VILANI MEDEIROS DE ARAUJO NUNES
Notícia cadastrada em: 18/10/2017 12:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao