Banca de DEFESA: LEONARDO DANTAS REBOUCAS DA SILVA

DISCENTE : LEONARDO DANTAS REBOUCAS DA SILVA
DATA : 25/08/2017
LOCAL: Departamento de Educação Física

Dispositivo de avaliação de baixo custo para discrepância dos membros inferiores

Discrepâncias de comprimento de perna; Comprimento da perna Desigualdade; Medição ortorradiográfica; Radiografia; Reabilitação

Muitas limitações físicas são observadas na população, e as assimetrias surgem como um fator relevante para a ineficiência de gestos motores, tanto nas atividades diárias quanto nos esportes. As discrepâncias de membros são um exemplo destas assimetrias, e essa condição na qual os membros são visivelmente desiguais quando emparelhados, se mostra mais frequentemente nos membros inferiores. O objetivo deste estudo foi descrever o instrumento e identificar a correlação e a diferença estatística entre um método de avaliação da discrepância de membros inferiores de baixo custo e o método considerado padrão-ouro para isso. Este é um estudo transversal em que as discrepâncias de membros inferiores de cinco sujeitos foram avaliadas utilizando este dispositivo de baixo custo chamado Legmeter e comparados com os resultados relatados pela radiografia. Para a normalidade dos dados, utilizou-se o teste de Shapiro-Wilk, o teste T de Student e o teste de correlação de pearson para o nível de distribuição e correlação dos dados, respectivamente. Os resultados mostraram que os dois métodos não apresentaram diferenças estatísticas (p = 0,598) e apresentaram alta correlação positiva (r = 0,917; p = 0,029). Desta forma, o método de avaliação de discrepâncias de baixo custo do Legmeter é mostrado como um recurso confiável e mais acessível para este tipo de avaliação. Mais estudos estão sendo realizados com tamanhos de amostra maiores para obter resultados mais consistentes.

Presidente - 2626634 - PAULO MOREIRA SILVA DANTAS
Interno - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES
Externo à Instituição - LUIZ ALBERTO BATISTA - UERJ
Notícia cadastrada em: 21/08/2017 15:30