Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO JOSE FONSECA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RICARDO JOSE FONSECA DE OLIVEIRA
DATA : 06/12/2016
LOCAL: Sala de Telemedicina - RUTE - HUOL

Avaliação da retenção de aprendizado em pneumologia após 2 anos da utilização da ferramenta “Interactive Spaced Education” em alunos da graduação do curso de medicina.

E-learning, Pneumologia, Graduação

Introdução - Interactive Spaced Education (ISE) é uma ferramenta de ensino que consiste em dois componentes: o componente de avaliação, composta de questões de múltipla escolha e / ou respostas curtas, e o componente educativo, que fornece um feedback imediato para a resposta do aluno, com uma breve explicação sobre o tema. O objetivo deste estudo foi avaliar a retenção do aprendizado em pneumologia dos alunos de graduação em uma universidade no Nordeste do Brasil.Métodos - Foi realizado um estudo randomizado cruzado envolvendo 124 estudantes do quarto ano de medicina. Depois de um pré-teste com 20 questões de múltipla escolha, os participantes receberam questionários ISE abrangendo quatro grandes  temas em pneumologia (doenças obstrutivas, infecções respiratórias, câncer de pulmão e insuficiência respiratória), duas vezes por semana, durante 12 semanas. No mesmo período, todos participantes receberam este conteúdo pelo método convencional na disciplina de doenças do sistema respiratório. Após 12 semanas, eles foram submetidos a um pós-teste idêntico ao pré-teste e reavaliados com o mesmo após 2 anos. De acordo com a porcentagem de resposta, os estudantes foram divididos em dois grupos: G1 - respondeu 50% ou mais ISE e G2 - respondeu menos de 50%. A análise estatística comparou os escores médios obtidos nos dois grupos, utilizando o teste Mann-Whitney.Resultados - O G1 e G2 tinham 70 e 54 alunos, respectivamente. O conhecimento cognitivo avaliado pelo pré-teste foi semelhante entre os grupos. Já no pós teste, houve uma diferença estatisticamente significante a favor do G1 (7,33 ± 1,16) em relação ao G2 (6,64 ± 1,22), p = 0,005. Essa diferença significativa se manteve após 2 anos  a favor do G1 (7,07± 1,44) versus G2 (6,57± 1,54), p = 0,045.Conclusão - Concluímos que ISE melhorou o aprendizado dos estudantes de medicina do quarto ano de pneumologia e houve retenção desse aprendizado após 2 anos, podendo ser uma opção útil para aumentar a capacidade cognitiva dos estudantes de graduação em medicina.

Presidente - 2172036 - MARIA JOSE PEREIRA VILAR
Externo ao Programa - 2171406 - ELAINE LIRA MEDEIROS BEZERRA
Externo à Instituição - PAULO MARCONDES CARVALHO JUNIOR - UFSC
Notícia cadastrada em: 06/12/2016 10:38