Banca de DEFESA: ALMIR MIRANDA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALMIR MIRANDA FERREIRA
DATA: 04/03/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Departamento de Odontologia
TÍTULO:

PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS A LESÕES ORAIS POTENCIALMENTE MALIGNAS  ASSOCIADOS EM  UMA POPULAÇÃO DE TRABALHADORES RURAIS.


PALAVRAS-CHAVES:

Carcinoma de células escamosas orais; Lesões potencialmente malignas; Fatores de risco; Prevenção.


PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

As lesões orais potencialmente malignas (LOPMs) são objeto de estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e, no Brasil, pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Dentre esses estudos, as LOPMs são classificadas como desordens clinicamente evidentes, sendo as principais: leucoplasia, eritroplasia e queilite actínica. Neste estudo descritivo, exploratório, quantitativo do tipo seccional, objetivou-se estimar a prevalência de lesões orais potencialmente malignas e malignas e verificar associações entre estas e os fatores de risco e aspectos sócio-demográficos, exposição a fatores etiológicos como o fumo, álcool e o grau de exposição ao sol em um grupo de trabalhadores rurais da Região do Seridó/RN. Para a pesquisa de campo utilizou-se um questionário previamente validado e uma ficha clínica empregada na anamnese dos trabalhadores atendidos. Foram realizados exames clínicos bucais para identificação de lesões suspeitas e malignas na população alvo. Aqueles trabalhadores acometidos de lesões suspeitas foram encaminhados para biópsia, tanto na Faculdade de Odontologia da UFRN, quanto na UERN e também para um consultório odontológico particular situado em Currais Novos, onde um odontólogo colaborador desse projeto atendeu gratuitamente os trabalhadores residentes em municípios circunvizinhos a esta cidade. De 1.385 trabalhadores pesquisados, 53,2% eram do sexo feminino e 48,8% do sexo masculino, com média de idade igual a 53 anos; 57% destes não estudaram ou cursaram até o primário; 73,2% tinha renda familiar mensal de aproximadamente 300 dólares. A maioria exibiu pele clara (49,2%). A prevalência de LOPMs foi igual a 29,6% (27,2; 32,0). Os resultados obtidos na análise bivariada evidenciaram associação estatisticamente significativa entre a variável presença de lesão e as variáveis independentes: sexo, idade, escolaridade, cor da pele, exposição acumulada aos raios solares, uso de proteção, a condição de ex-fumantes e consumidores de bebidas alcoólicas. Todas essas variáveis que apresentaram significância estatística ingressaram no modelo logtístico múltiplo que, através do método Backward-Stepwise, revelou apenas 3 (três) variáveis que permaneceram com significância, independentemente das outras variáveis: sexo, cor da pele e tempo de exposição prolongada aos raios solares. Os achados deste estudo reforçam a importância da promoção de políticas públicas em saúde bucal e a disseminação de informações que levem indivíduos que trabalham expostos aos raios solares a se protegerem adequadamente para minimizar a prevalência das lesões orais potencialmente malignas e malignas e consequentemente reduziu a incidência do câncer oral. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 347125 - ANA MIRYAM COSTA DE MEDEIROS
Externo à Instituição - GUSTAVO PINA GODOY - UEPB
Presidente - 277398 - KENIO COSTA DE LIMA
Externo à Instituição - MANUEL ANTONIO GORDÒN-NÚÑEZ - UFCG
Externo ao Programa - 421717 - MARIA ANGELA FERNANDES FERREIRA
Notícia cadastrada em: 26/02/2016 13:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao