Banca de DEFESA: LIBNE LIDIANNE DA ROCHA E NOBREGA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIBNE LIDIANNE DA ROCHA E NOBREGA
DATA: 30/06/2015
LOCAL: CONSEC - CCS

Efeito do ácido lipóico e do exercício físico nos biomarcadores do sistema antioxidante e sintomas menupausicos:ensaio clínico randomizado

Pós-menopausa; Estresse oxidativo; Antioxidantes; Exercício; Ácido alfa-lipóico.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

A pós-menopausa é descrita clinicamente por diversos sinais e sintomas (fogachos, sudorese aumentada, nervosismo, depressão, palpitação, insônia, dispareunia, entre outros) que correspondem à deficiência estrogênica. A diminuição da concentração de Estrogênio (E2) conduz ao aumento do estresse oxidativo (EO) entre as mulheres, podendo levar ao surgimento de danos à saúde. Esta afirmação parte da concepção de que o E2 tem propriedades antioxidantes atribuídas, geralmente, à influência do mesmo no sistema antioxidante enzimático endógeno e/ou a sua importante ação como varredor de espécies reativas. Daí, ser relevante conhecer estratégias que possam aumentar a produção de antioxidantes, diminuindo o EO relacionado com o surgimento da pós-menopausa. Há evidências de que o exercício físico moderado reduz o EO. O ácido lipóico – AL tem sido conhecido por ter fortes propriedades antioxidantes. O presente trabalho objetiva avaliar o benefício do uso do ácido lipóico e do exercício físico, isolados e associados, sobre biomarcadores do sistema de defesa antioxidante e sobre sintomas menopáusicos. Estudo clínico, randomizado, duplo cego e controlado. 33 mulheres pós-menopáusicas foram divididas em 4 grupos de intervenções: Controle – C (9), Ácido Lipóico - AL (13), Exercício Físico – E (5) e Ácido Lipóico + Exercício - ALE (6). O período de acompanhamento dos grupos durou 4 meses. Uma dose oral diária de 600mg de AL foi oferecida. As caminhadas aconteceram 3 vezes por semana, com duração de 1 hora/dia. Antes do início do protocolo experimental, os biomarcadores do sistema de defesa antioxidante (Superóxido Dismutase - SOD, Glutationa Reduzida e Substâncias Reativas ao Ácido Tiobarbitúrico - SRAT) foram investigados. Foram medidos também o E2 e o Hormônio Folículo Estimulante e os níveis séricos de colesterol total e frações, triglicerídeos, glicemia de jejum, transaminases hepáticas (ALT e AST), gama-glutamil transferase, hormônio estimulante da tireóide, ferro, creatinina, uréia, proteínas totais, albumina e proteína C-reativa. Ao final dos 4 meses, nova medição foi realizada. Antes da primeira coleta de sangue e mensalmente, durante 4 meses, foram realizadas as medidas antropométricas: peso, altura, Índice de Massa Corpórea (IMC), circunferência da cintura (CC), circunferência do quadril (CQ) e Relação Cintura/Quadril (RCQ) e foram avaliados os sintomas climatéricos através do Índice Menopausal de Kupperman e Blatt-IMBK e da Escala Climatérica de Greene. A análise estatística foi realizada a partir do programa estatístico Stata 11.0 (Stata Corporation, College Station, TX, USA). Os dados foram expressos em média ± desvio padrão, frequência simples e porcentagem. Valores de p < 0.05 foram considerados significativos. Os testes estatísticos teste t de Student e o teste de qui quadrado foram utilizados para detectar heterogeneidade na distribuição das características dos sujeitos entre os grupos. Na análise de eficácia do ácido lipóico e do exercício, utilizou-se a análise de covariância. Para as variáveis medidas apenas na avaliação basal e final, utilizou-se, para cada variável, um modelo de regressão linear múltipla. Para as variáveis medidas na avaliação basal e às 4, 8, 12 e 16 semanas, utilizou-se o modelo de equações de estimação generalizadas (GEE) com família normal, link identidade e estrutura de correlação autorregressiva tipo 1. As seguintes médias foram obtidas: idade 52.4 anos ± 4.1; tempo de menopausa 3.5 anos ± 2.2; idade em que entrou na menopausa 49.0 anos ± 3.2. Não foi encontrada evidência de efeito do ácido lipóico e do exercício sobre os marcadores de defesa oxidante e variáveis hormonais. Não encontramos evidência de efeito do ácido lipóico e do exercício sobre IMC e a CC. O exercício aumenta o escore da escala de Blatt e Kupperman (p=0.003). O ácido lipóico diminui a pontuação no escore sintoma sexual (p=0.001) e o exercício físico resulta num aumento da pontuação nos escores sintomas psicológico (p=0.007), sintomas somáticos (p=0.001), ansiedade (p=0.003), sintomas vasomotores (p=0.002) e sintomas de depressão (p=0.028) da Escala de Greene. Estudos com amostras maiores são necessários para avaliar o efeito isolado e a interação do AL e do Exercício sobre o sistema antioxidante pós-menopáusico. AL melhora sintomas sexuais e genitais. Efeito do Exercício sobre as escalas de sintomas menopáusicos difere de outras pesquisas.

Presidente - 2323511 - ADRIANA AUGUSTO DE REZENDE
Externo ao Programa - 1460020 - ALVARO CAMPOS CAVALCANTI MACIEL