Banca de DEFESA: IANA VASCONCELOS MOREIRA ROSADO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IANA VASCONCELOS MOREIRA ROSADO
DATA: 01/12/2014
LOCAL: Laboratório de Psicologia

TRABALHO E SAÚDE: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE CONDIÇÕES DE TRABALHO E MOTIVAÇÃO NO EMPREGO E SUAS INTERFACES COM A SAÚDE DOS PROFISSIONAIS NOS HOSPITAIS PÚBLICOS

Trabalho; Qualidade de Vida. Saúde do Trabalhador. Hospitais Públicos.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

A saúde envolve a interação entre aspectos biológicos, sociais, econômicos, políticos e culturais, sendo influenciada pelas condições de moradia, alimentação, educação, saneamento, trabalho, renda, bem como pela
assistência prestada pelos serviços de saúde. Sem desconsiderar esta multifatorialidade, neste estudo enfatizaremos o trabalho, compreendido como elemento fundante do ser social e determinante da qualidade de vida dos indivíduos e, por conseguinte, da saúde -adoecimento destes. Objetivou-se analisar a relação entre condições laborais e motivação no trabalho em hospitais públicos do Rio Grande do Norte e suas interfaces com a saúde dos profissionais que o executam. A relevância deste estudo se concentra na sua capacidade de enfatizar, concomitantemente, aspectos objetivos e subjetivos, bem como de abranger diversas categorias profissionais que efetivam o trabalho coletivo em saúde. Consiste em um estudo transversal, de natureza quantiqualitativa, no qual se utilizou questionário contendo informações sociodemográficas e profissionais; estilo de vida; condições laborais; motivação no emprego; além da percepção sobre a relação entre o trabalho que desempenham e sua condição de saúde. Foram aplicadas, também, escalas de avaliação da qualidade de vida e saúde: SF36 e QSG12. A amostra é composta de 240 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, assistentes sociais, dentistas, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. O estudo foi realizado no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e do Hospital Regional Tarcísio Maia, os quais concentram a maior quantidade de profissionais e de atendimentos em relação aos demais serviços que compõem da rede pública de atendimento hospitalar de urgência e emergência no Estado do Rio Grande do Norte. Foi processada estatística descritiva e inferencial para a mensuração dos dados quantitativos, sendo efetivados testes univariados, bivariados e multivariados; como também se recorreu à técnica de análise de conteúdo para interpretação das informações oriundas das questões abertas. Os discursos dos sujeitos demonstraram reconhecimento da importância do trabalho para garan tia de condições favoráveis à saúde. Entretanto, destacaram seus efeitos no desgaste físico e psíquico, por impulsionar estresse, ausência de hábitos saudáveis, hipertensão arterial, distúrbios do sono, osteomusculares e gastrintestinais. Os achados atinentes à qualidade de vida evidenciaram médias mais elevadas nos domínios capacidade funcional (81,35 ± 19,71) e limitação por aspectos emocionais (78,13 ± 35,57) e piores resultados em vitalidade (61,08 ± 21,16), não sendo constatada diferença significativa (p˃0,005) entre as instituições em nenhum domínio do SF36. Constatou-se associação significativa (p<0,005) entre qualidade de vida e as variáveis: idade, sexo, renda familiar, consumo de bebidas alcoólicas, prática de atividade física, condições de trabalho, motivação no emprego, satisfação com a profissão, importância atribuída ao trabalho e estresse ocupacional. Inferiu-se que 32,5% dos profissionais apresentaram resultados iguais ou superiores a três pontos no QSG12, sinalizando tendência a transtornos psíquicos menores, os quais se manifestam, por exemplo, em ansiedade, depressão, distúrbios do sono, dentre outros sintomas de desconforto emocional. Testes multivariados demonstraram que dentre os aspectos objetivos e subjetivos relacionados ao trabalho, as variáveis que apresentam maior correlação com os domínios do SF36 são: satisfação com a profissão e estresse ocupacional. Conclui-se que a qualidade de vida relacionada à saúde dos profissionais que atuam nos hospitais investigados está associada a fatores sociodemográficos, hábitos de vida e fatores atinentes à inserção destes no mundo do trabalho e no contexto institucional particularizado no estudo, com destaque para a satisfação com a profissão.

Externo à Instituição - DIVANISE SURUAGY CORREIA - UFAL
Presidente - 347027 - EULALIA MARIA CHAVES MAIA