Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMOMILA LIRA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMOMILA LIRA FERREIRA
DATA: 29/05/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Laboratório de Psicologia
TÍTULO:

Acidente Vascular Cerebral em idosos: relação entre comprometimento neuropsicológico, sintomas de depressão e de ansiedade.


PALAVRAS-CHAVES:

Idosos, Depressão, Ansiedade, Alterações Neuropsicológicas.


PÁGINAS: 10
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO:

Objetivo: O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das maiores causas de morte em todo mundo. Como consequências, essa patologia aponta para uma alta prevalência de incapacidades físicas, comprometimento neuropsicológico e transtornos psiquiátricos. Neste trabalho objetivou-se examinar a ocorrência e a relação entre alterações neuropsicológicas, sintomas de depressão e de ansiedade em idosos. Método: Para isso, foi realizado um estudo caso-controle, sendo o grupo caso constituído por idosos acometidos pelo AVC, utilizando-se um questionário estruturado, a Escala de Depressão Geriátrica, o Inventário de Ansiedade de Beck, o Inventário de Alterações Neuropsicológicas e o Mini-Exame do Estado Mental. Resultados: O comprometimento neuropsicológico identificado em ambos os grupos não se relacionou com a sintomatologia de depressão e ansiedade, embora estas duas tenh am se relacionado entre si. O grupo de idosos acometidos pelo AVC teve maior comprometimento neuropsicológico e mais sintomas depressivos do que os idosos do grupo controle. Conclusões: Este estudo aponta a necessidade de uma terapêutica que abranja os domínios físico, cognitivos e psicossociais com o objetivo de minimizar as consequências negativas do AVC para o idoso, considerando, principalmente, o risco de prejuízos cognitivos e psíquicos nesse grupo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347027 - EULALIA MARIA CHAVES MAIA
Interno - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES
Interno - 277398 - KENIO COSTA DE LIMA
Notícia cadastrada em: 14/05/2014 09:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao