Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIA CRISTINA ARAUJO NASCIMENTO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATIA CRISTINA ARAUJO NASCIMENTO DE OLIVEIRA
DATA: 18/12/2013
HORA: 11:00
LOCAL: Departamento de Tocoginecologia
TÍTULO:

IMPACTO DA ATIVIDADE FÍSICA SOBRE OS SINTOMAS CLIMATÉRICOS, QUALIDADE DE VIDA E SATISFAÇÃO SEXUAL EM MULHERES COM E SEM FIBROMIALGIA.


PALAVRAS-CHAVES:

Fibromialgia, qualidade de vida, sexualidade, atividade física e climatério.


PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO:

O presente estudo caracteriza-se como observacional analítico do tipo transversal e teve como objetivo analisar o impacto da atividade física regular sobre os sintomas climatéricos, qualidade de vida e função sexual em mulheres com e sem fibromialgia. Participaram do estudo 161 mulheres na fase do climatério com idade média de 53 (±5,95), divididas em quatro grupos, sendo o grupo A mulheres com diagnóstico de FM não praticantes de atividade física, B de mulheres com FM praticantes de atividade física, C de mulheres saudáveis não praticantes de atividade física, e D de mulheres saudáveis praticantes de atividade física. Para avaliação, as participantes foram submetidas ao preenchimento do Utian Quality of Life (UQOL), questionário do Quociente Sexual - versão feminina (QS-F) e Índice da Menopausa, de Kupperman e Blatt. Em relação a qualidade de vida, foi observado que as participantes do grupo fibromialgia e ativas tiveram maior escore que as do mesmo grupo sedentárias (p<0,001), assim como as do grupo saudáveis e ativas em relação as do mesmo grupo e sedentárias (p<0,001).  Em relação a função sexual, o grupo saudável e ativa apresentam escores superiores ao grupo fibromialgia e sedentárias (p<0,05), porém ao analisar o efeito da prática de atividade física nas mulheres saudáveis, foi observado que as sedentárias obtiveram maior escore que as ativas (p<0,05). Em relação a intensidade dos sinais e sintomas climatéricos, foi identificado que a prática de atividade física tanto no grupo saudável como no grupo FM proporciona uma associação negativa com a severidade dos sintomas (RP=0,02). Diante do exposto verifica-se que a prática de atividade física tem relação benéfica na qualidade de vida e na diminuição dos sinais e sintomas climatéricos. Na função sexual a pratica de atividade física não exerce influencia nas mulheres com fibromialgia, entretanto nas mulheres saudáveis observa-se que exerce efeito negativo. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1199080 - ANA KATHERINE DA SILVEIRA GONCALVES DE OLIVEIRA
Presidente - 1348383 - GEORGE DANTAS DE AZEVEDO
Externo ao Programa - 2149416 - MARIA DA CONCEICAO DE MESQUITA CORNETTA
Notícia cadastrada em: 18/12/2013 08:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao