Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE LOURDES COSTA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DE LOURDES COSTA DA SILVA
DATA: 16/09/2013
LOCAL: SALA DE AULA 01 - PPGCSA

PRÉ-ECLÂMPSIA É FATOR DE RISCO IMPORTANTE PARA HIPERTENSÃO ARTERIAL A LONGO PRAZO

Pré-eclampsia, doenças cardiovasculares, pré-hipertensão

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Objetivo: Identificar os níveis da pressão arterial (PA) atuais e o risco cardiovascular associado em mulheres que apresentaram pré-eclampsia (PE) a longo prazo. Métodos: Estudo realizado na Maternidade Escola Januário Cicco  localizada no Município de Natal/RN com 147 mulheres, 64 com histórico de PE e 83 normotensas, tendo os partos ocorridos há cinco anos. Foram coletados dados sociodemográficos, medidas antropométricas, aferição da pressão arterial (PA), aspectos referentes a hábitos de vida, antecedentes pessoais e familiares para doença cardiovascular (DCV) e hipertensão da gestação e por último coletou-se amostra de sangue para análise da glicose, colesterol total, colesterol HDL e triglicerídeos. Resultados: houve diferença significativa entre os grupos no que diz respeito ao índice de massa corpórea, pressão arterial sistólica e diastólica, glicemia, antecedentes familiares para DCV e antecedentes pessoais para síndromes hipertensivas da gestação. Conclusão: mulheres com histórico de PE há cinco anos, apresentam atualmente níveis pressórico compatíveis com pré-hipertensão, presença de manifestações clínicas e laboratoriais sugestivas de risco elevado para DCV.

Presidente - 1149381 - ANA CRISTINA PINHEIRO FERNANDES DE ARAUJO
Interno - 1149531 - IRIS DO CEU CLARA COSTA
Externo ao Programa - 1346630 - LARA DE MELO BARBOSA ANDRADE
Notícia cadastrada em: 09/09/2013 10:10