Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
DATA: 26/04/2012
HORA: 14:30
LOCAL: CCHLA - Sala 314
TÍTULO:

Histórias orais de ribeirinhos do Vale do Juruá, Acre: gênero e discurso sob a ótica da Linguística Sistêmico-Funcional


PALAVRAS-CHAVES:

Histórias orais;  Ribeirinhos; Linguística Sistêmico-Funcional; Valorização e preservação da cultura; Sistema de Periodicidade.


PÁGINAS: 179
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo analisar aspectos linguísticos que caracterizem os participantes e o contexto social no discurso de histórias contadas por ribeirinhos das margens do Rio Juruá, no contexto amazônico acreano. O corpus de estudo é composto por 14 textos orais, caracterizados como exemplares da lenda do Mapinguari. A pesquisa propõe-se a analisar qualitativa e quantitativamente os dados, observando estágios e fases que compõem a estrutura esquemática dos textos como forma de configuração do gênero discursivo, assim como a verificação do fluxo de informação em sua estrutura linguística, como também nas ocorrências léxico-gramaticais mais frequentes, buscando os sentidos construídos nas histórias ribeirinhas. Para atingir tal objetivo, adotamos o arcabouço teórico da Linguística Sistêmico-Funcional, proposta por Halliday (1978, 1985, 1994) e seus seguidores, tais como Eggins (1994, 2002), Martin e Rose (2008), dentre outros, que vêem a língua em sua interface com o contexto sociocultural em que ocorre, tendo como foco o estudo da língua em uso, centrando-se na natureza social de produção de significados e na contextualização cultural e situacional de falantes e escritores. As análises foram realizadas com o apoio do instrumental metodológico da Linguística de Corpus (BERBER-SARDINHA, 2004), pelo programa computacional WordSmith Tools (SCOTT, 2009) e as ferramentas WordList e Concordance. Os resultados da análise do gênero discursivo em estágios e fases (MARTIN E ROSE, 2008) apontam sobre aspectos da tipologia e da topologia dos textos e a análise do sistema discursivo de periodicidade (MARTIN E ROSE, 2007)  identifica marcas lingüísticas da oralidade em relação às escolhas lexicais de nominalizações e elementos conjuntivos e continuativos que caracterizam as histórias ribeirinhas. A partir desses resultados, propõe-se, por meio da coleta de histórias que retratam a realidade daqueles que vivem no interior da floresta, sua divulgação e valorização, como forma de preservação da cultura de ribeirinhos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1551756 - EDVALDO BALDUINO BISPO
Interno - 332207 - MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
Presidente - 1555334 - ORLANDO VIAN JUNIOR
Notícia cadastrada em: 16/04/2012 15:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao