Banca de DEFESA: MILTON GUILHERME RAMOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MILTON GUILHERME RAMOS
DATA: 15/12/2011
LOCAL: CCHLA

Representações discursivas de ficar e namorar em textos de vestibulandos e pré-vestibulandos

Representações discursivas. Produção textual. Modelos cognitivos. Ensino e aprendizagem de língua portuguesa.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Esta tese de doutorado investiga como vestibulandos e pré-vestibulandos constroem as representações discursivas de Ficar e Namorar na produção textual e suas implicações para a ATD e o ensino e a aprendizagem da produção de texto em aulas de língua portuguesa, com base na linguística de texto, perspectivada pela Análise Textual dos Discursos (ADAM, 2008) e complementada pela Semântica de Frames (FILLMORE, 2006; FELTES, 2008). Partindo de uma abordagem qualitativa e quantitativa (VIANNA et al., 2008), esta pesquisa tem como corpus de análise 168 textos empíricos produzidos por vestibulandos do PSV/2005 da UFRN, Natal, RN, e por estudantes do Ano do ensino médio da Escola Estadual Juscelino Kubitschek (EEJK), Assu, RN (2008). A análise dos dados revela a construção de representações discursivas de Ficar e Namorar diferentes, por meio da designação dos referentes, da predicação, da aspectualização, das circunstâncias espaçotemporais e do uso de metáforas, ressaltando a influência do conhecimento enciclopédico e da cultura, além da presença de componentes cognitivos relativos à produção textual. Os dados ainda apontam para a necessidade de uma prática docente que possibilite a interação entre os alunos, a discussão sobre temas da atualidade, além do contato com gêneros textuais diversos e, sobretudo, o trabalho com a produção de texto em sala de aula, de forma a possibilitar aos aprendizes da língua o domínio das estratégias de produção de texto e, por conseguinte, a (re)significação de suas representações discursivas, visando atender aos novos contextos de interação sociocomunicativa.

Externo à Instituição - FRANCISCA MARIA DE SOUZA RAMOS LOPES - UERN
Interno - 337223 - JOAO GOMES DA SILVA NETO