Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYARA COSTA PINHEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYARA COSTA PINHEIRO
DATA: 02/09/2011
HORA: 10:00
LOCAL: CCHLA
TÍTULO:

TERRA NATAL DE FERREIRA ITAJUBÁ E A PERMANÊNCIA DO ROMANTISMO NO SÉCULO XX


PALAVRAS-CHAVES:

 

Ferreira Itajubá; Terra Natal; Literatura no Rio Grande do Norte; Romantismo; hibridismo de gêneros; tradição literária.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Comparada
RESUMO:

Neste estudo, desenvolvemos a tese de que a obra Terra Natal, produzida poeta norte-rio-grandense Ferreira Itajubá, possui temas e formas do Romantismo, mesmo tendo sido publicada em 1914, ano no qual a estética romântica não estava mais em voga na produção literária brasileira. Inicialmente, traçaremos considerações sobre Ferreira Itajubá, incluído a sua biografia, sua produção bibliográfica e a fortuna de crítica acerca da sua obra. Em seguida, delinearemos o contexto de produção norte-rio-grandense, desde a segunda metade do século XIX até as primeiras duas décadas do século XX, caracterizando os temas e formas dos principais poetas da época – Lourival Açucena, Auta de Souza, Segundo Wanderley e Henrique Castriciano – na tentativa, de compreender o contexto no qual Terra Natal foi produzido e publicado. Na parte seguinte, delinearemos o percurso do Romantismo desde seu surgimento na Europa, passando pela sua difusão no Brasil, até chegar à sua repercussão no Rio Grande do Norte. Para depois, ressaltarmos as características românticas presentes na obra Terra Natal. Na parte seguinte, desenvolveremos uma análise estética e temática da obra em estudo, na qual ressaltaremos aspectos concernentes à sua estrutura, inclusive a presença do hibridismo dos gêneros, como também seus principais temas. Além disso, discutiremos a noção de “tradição literária” seguindo os postulados de T. S. Eliot no ensaio “Tradição e talento individual” (1989) e Antonio Candido (2006), para depois estabelecer diálogos entre Terra Natal e poemas de autores tanto da Literatura Norte-rio-grandense, como da Literatura Brasileira.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1513790 - ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 349739 - HUMBERTO HERMENEGILDO DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 29/08/2011 15:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao