Banca de DEFESA: CATIA MICHELI DOS SANTOS

DISCENTE: CATIA MICHELI DOS SANTOS

DATA: 21/02/2011

LOCAL: CCHLA

O PORTFÓLIO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR REFLEXIVO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL

Gramática Sistêmico-funcional; portfólios; narrativas de aprendizagem

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes

ÁREA: Lingüística

Esta pesquisa trata da inserção do portfólio como recurso para o desenvolvimento da ação reflexiva na formação inicial de professores de Inglês como Língua Estrangeira (ILE). Seu objetivo é caracterizar - sob a perspectiva da metafunção ideacional da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) de Halliday (1994) - marcas linguísticas que evidenciam o processo reflexivo em narrativas de aprendizagem coletadas em portfólios. Dentro das possibilidades de análise oferecidas pela GSF, o sistema de transitividade foi escolhido, na intenção de observar e estudar as escolhas léxico-gramaticais feitas pelos participantes ao produzirem suas narrativas de aprendizagem. Para realizar a análise foram utilizados procedimentos relacionados à Linguística de Corpus, com o auxílio da ferramenta computacional WordSmith Tools em sua versão 5.0 (Scott, 1999). Os resultados indicam que professores em pré-serviço, quando solicitados a refletirem sobre atividades realizadas em sala de aula, utilizam em suas narrativas uma maioria significativa de processos mentais sobre os processos materiais, comumente encontrados em narrativas de diferentes naturezas. Neste ínterim, a utilização do portfólio na formação de professores de ILE, pode ser considerada como uma ferramenta desencadeadora da reflexão, que possibilita ao futuro professor o efetivo acompanhamento de todo seu processo de aprendizagem.

Interno - 1666189 - JANAINA WEISSHEIMER
Presidente - 1555334 - ORLANDO VIAN JUNIOR