Banca de QUALIFICAÇÃO: LIÉDJA LIRA DA SILVA CUNHA

DISCENTE: LIÉDJA LIRA DA SILVA CUNHA

DATA: 13/12/2010

LOCAL: CCHLA

Produção textual escrita em ambiente escolar: uma reflexão acerca das marcas de autoria (?) nas produções de alunos de 9o ano do Ensino Fundamental

Autoria. Produção Escrita. Memórias de Leituras. Sala de Aula.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes

ÁREA: Lingüística

O presente trabalho trata da questão da emergência da autoria nas produções escritas de alunos de 9º ano do Ensino Fundamental. Entendemos autoria como relacionada a um posicionamento do sujeito que ao assumir responsabilidade, no sentido bakhtiniano, por seu texto, deixa nele seus pontos de vistas, ideologias, crenças e valores, a partir de apropriação e reestruturação do discurso alheio. O ambiente escolar propicia esse constante entrecruzamento de vozes alheias, com as quais os sujeitos estão cada vez mais aptos a se constituírem socialmente. Nossa pesquisa, de caráter interpretativista, partindo da abordagem histórico-social, tem como principais objetivos identificar nos textos dos alunos os indícios de autoria; identificar o discurso do outro e se tem marcas de posicionamentos do autor e como ele valora. Nosso corpus é constituído de 10 produções escritas do gênero discursivo Memórias de Leituras. Adotando um conceito de linguagem a partir de concepções bakhitinianas e entendendo o texto numa visão Geraldiana, analisamos algumas produções e percebemos que os alunos deixam em evidência seus anseios no que diz respeito às suas necessidades de expressarem seus posicionamentos.

Interno - 6350771 - MARCOS ANTONIO COSTA
Presidente - 6345753 - MARIA BERNADETE FERNANDES DE OLIVEIRA