Banca de DEFESA: CÍNTIA DANIELE OLIVEIRA DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CÍNTIA DANIELE OLIVEIRA DO NASCIMENTO
DATA : 25/05/2023
LOCAL: Videoconferência - Plataforma Google Meet

A PAISAGEM LINGUÍSTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS NO CRONOTOPO PANDÊMICO: UM OLHAR DE PROFESSORES SOBRE O PROJETO TELEAULAS NATAL

Linguagem; Identidade; Paisagem Linguística; Cronotopo Pandêmico; Escolas Públicas.

Com o advento da covid-19, houve a suspensão das aulas presenciais da rede municipal de educação de Natal e, como estratégia para alcançar os alunos, a Secretaria Municipal de Educação idealizou o Projeto Teleaulas Natal, que consistiu na gravação de aulas para os alunos do 9º ano da rede de ensino. Com base no referido projeto, esta investigação tem por objetivo analisar a (construção da) paisagem linguística de escolas públicas municipais da cidade de Natal no cronotopo pandêmico, a partir do olhar de professores e assessores envolvidos no projeto. A pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativista; desenvolvida a partir dos interesses de estudo da Linguística Aplicada; tendo como referencial teórico a concepção dialógica e filosófica da linguagem do Círculo de Bakhtin, as discussões sobre identidade desenvolvidas pelos Estudos Culturais e os estudos que contemplam o conceito de paisagem linguística. A proposta metodológica incluiu a aplicação de questionários on-line, em virtude das limitações impostas pelo cronotopo pandêmico. A partir da análise dos dados, o estudo discute a relação entre as teleaulas e o ensino emergencial, a escolha da televisão como veículo acessível, a importância da diversidade de recursos para a mediação do processo de ensino e aprendizagem, a interação nas teleaulas e a experiência dos professores. Os resultados apontam para a construção de uma paisagem linguística pandêmica, marcada pelo uso de teleaulas a fim de potencializar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Além disso, apresenta como sugestão a implementação dessa metodologia como projeto permanente nas escolas públicas vinculadas à Secretaria Municipal de Educação de Natal.

Presidente - 1168633 - MARILIA VARELLA BEZERRA DE FARIA
Interna - ***.613.914-** - MARIA BERNADETE FERNANDES DE OLIVEIRA - UFRN
Externo ao Programa - 1777712 - ALESSANDRO DOZENA - UFRNExterna à Instituição - ELIANE FERNANDES AZZARI - PUC-CAMPINAS
Externa à Instituição - IVONEIDE BEZERRA DE ARAÚJO SANTOS MARQUES - IFRN