Banca de QUALIFICAÇÃO: REBECCA CRUZ PINHEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REBECCA CRUZ PINHEIRO
DATA : 28/04/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Remoto pelo Meet
TÍTULO:

Autoria, singularidade e apagamento em dissertações da Análise do Discurso


PALAVRAS-CHAVES:

Análise do Discurso. Autoria. Singularidade. Escrita plagiária.

 


PÁGINAS: 214
RESUMO:

Por meio das pesquisas desenvolvidas no mestrado (PINHEIRO, 2021), percebemos que graduandos tinham dificuldade de se posicionarem em relação a textos propostos em sala de aula. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, buscamos investigar se essa problemática também permanecia na pós-graduação, em que o sujeito, na posição de pesquisador, precisa construir um texto autoral, no caso uma dissertação de mestrado. Dessa forma, buscamos responder à questão: como os pesquisadores em formação constroem os capítulos teóricos de suas dissertações e como essa escrita impacta suas análises e manifesta a constituição de sua autoria e singularidade na academia? Essa pergunta de pesquisa é base do nosso objetivo geral: Analisar como se constroem e em que se sustentam os capítulos teóricos de dissertações do campo da Análise do Discurso, percebendo como essa escrita impacta suas análises e como os pesquisadores em formação se constituem como autores de seus textos e as nuances entre a construção de uma escrita singular e a escrita plagiária. Por meio desse objetivo, também elaboramos os objetivos específicos: (1) Compreender como os já-ditos perpassam a escrita dos capítulos teóricos e se eles indicam a construção de uma escrita plagiária; (2) perceber como os pesquisadores em formação se constituem como autores de seus textos e como marcam sua singularidade na escrita a partir dos indícios presentes em seus capítulos teóricos; (3) analisar como a escrita dos capítulos teóricos contribuem para construção da autoria e da singularidade nos capítulos analíticos. Norteadas por esses objetivos, analisamos os capítulos teóricos e anlíticos de seis dissertações, três de mestrados acadêmicos na área da Análise do Discurso (D1, D2 e D5) e três do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) (D3, D4 e D6). Realizamos essas análises pautados na Análise do Discurso, a partir de interpretações da teoria pecheutiana (PÊCHEUX, 2014a; 2014b; 1990a; 1990b), e com apoio nos pressupostos sobre autoria de Foucault (2009), Possenti (2002; 2013); a perspectiva de singularidade de Riolfi (2011), de plágio com Schneider (1990), entre outros. A partir dessas lentes teóricas, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, com viés interpretativista (SILVA; ARAÚJO, 2017), por meio do paradigma indiciário de Ginzburg (1989), isto é, analisamos as dissertações por meio das pistas deixadas pelos textos acerca de suas relações com a própria voz e com as teorias mobilizadas. As análises nos indicam que a construção das dissertações se situa entre o apagamento autoral, em que a voz do autor desaparece para dar lugar aos teóricos mobilizados – em que destacamos as categorias de apagamento de autoria Generalizações” (em alguns dados acrescida da discussão sobre incongruências teóricas); “Expressões de apagamento de autoria”; “Texto rejunte, paráfrases e cópias” (em alguns dados acompanhada do destaque para a defesa de teorias); “Análises superficiais e defesa de uma opinião”– ; e a busca por construir algo próprio, singular, por meio das interpretações dadas às teorias e aos dados analisados – aspecto analisado na categoria “Indícios de autoria”. Esses resultados apontam para uma oscilação entre a necessidade de pertencer à academia, reproduzindo seus modelos e autores costumeiramente citados – e ainda a busca por cumprir a atividade de escrita de forma rápida (e burocrática) – e o despontar de uma escrita autoral, que traga soluções singulares para os problemas de pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Externo à Instituição - CLÁUDIA RIOLFI
Externo à Instituição - THOMAS MASSAO FAIRCHILD - UFPA
Notícia cadastrada em: 27/03/2023 15:35
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