Banca de QUALIFICAÇÃO: MAIANY CARLYN SOARES DOS SANTOS

DISCENTE : MAIANY CARLYN SOARES DOS SANTOS
DATA : 30/01/2023
LOCAL: Sessão remota (Goole Meet)

Correção, revisão ou avaliação textual?  O tratamento dado em pesquisas brasileiras acerca da intervenção do(a) professor(a) no texto do(a) aluno(a)

Ensino; Escrita; Revisão

Uma das dimensões previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no eixo de produção textual, são as estratégias de produção, que prevê o desenvolvimento de “estratégias de planejamento, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos (BRASIL, 2018, p. 78). Este trabalho se situa no contexto da estratégias de revisão. Partimos da constatação de que, há muito tempo, as estratégias de produção de texto (notadamente planejamento e revisão) têm sido objeto de inúmeras pesquisa no campo dos estudos da linguagem. Questionando-nos sobre o impacto dessas pesquisas no conhecimento produzido na área e nos propomos a investigar o tratamento teórico e conceitual dado pelo(a)s pesquisadore(a)s brasileiro(a)s às intervenções realizadas nas produções textuais escolares. Nosso objetivo é, portanto, identificar e cotejar o tratamento conceitual/teórico dado nas pesquisas que buscam entender as formas de intervenção que o(a) professor(a) faz nas produções textuais escolares. Compreendemos que a heterogeneização teórica e conceitual pode pulverizar as descobertas realizadas, bem como podem causar divergência em sua aplicação em sala de aula. Por isso defendemos a necessidade de apresentar uma proposta de organização da teoria construída nesse âmbito a partir de um estudo teórico, exploratório, crítico-analítico e sistêmico.

Presidente - 1165367 - CLEMILTON LOPES PINHEIRO
Interna - 2226795 - MARIA HOZANETE ALVES DE LIMA