Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA DAYANNE DAMASCENO CUNHA

DISCENTE : FERNANDA DAYANNE DAMASCENO CUNHA
DATA : 27/12/2022
LOCAL: meet.google.com/ntk-kcym-fbs

A INTERAÇÃO ENTRE COMPLEXIDADE DE TAREFAS, DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E CONECTIVIDADE DE FALA EM L2

Conectividade de Fala; Complexidade da tarefa; Capacidade de Memória de Trabalho; Grafos de Fala.

A presente dissertação situa-se no campo da aquisição de segunda língua e tem como objetivo investigar os efeitos da manipulação da complexidade da tarefa na conectividade da fala, medida por meio de atributos do grafo de fala. Além disso, procuramos entender melhor o papel das diferenças individuais dos alunos na Capacidade de Memória de Trabalho (WMC) e na Teoria da Mente (ToM). Este estudo recrutou brasileiros falantes de inglês como  L2 (n=12), alunos regulares do curso de inglês Access E2C. Os participantes que concordaram em participar da pesquisa assinaram um termo de consentimento antes da coleta de dados. Os protocolos utilizados neste estudo incluíram: Produção oral L2 a partir de tirinhas, divididas entre mais e menos complexas; um teste de Reading-span  auto-aplicável (Oliveira et. al., 2021) para medidas de WMC; e o teste Faux-Pas (Baron-Cohen, O'Riordan, Stone, Jones e Plaisted, 1999) para avaliar os níveis de ToM dos participantes. Os dados coletados durante a execução das tarefas orais de foram tratados usando a ferramenta computacional Speech Graphs (Mota et al., 2012, 2016, 2019) para geração dos grafos de fala. Uma análise estatística preliminar foi realizada para responder à nossa primeira questão de pesquisa: a conectividade da fala varia em função da complexidade da tarefa? Apesar de nossa pequena amostra, conseguimos encontrar uma significativa  correlação positiva entre as medidas de conectividade para ambas as condições de tarefa, indicando uma tendência para nossa análise completa.

Presidente - 1666189 - JANAINA WEISSHEIMER
Interna - 1153427 - MAHAYANA CRISTINA GODOY
Externa à Instituição - MARA PASSOS GUIMARAES - UFMG
Notícia cadastrada em: 15/12/2022 10:52