Banca de DEFESA: ANA CLARA DOS SANTOS OLIVEIRA COSTA

DISCENTE : ANA CLARA DOS SANTOS OLIVEIRA COSTA
DATA : 22/12/2022
LOCAL: meet.google.com/ntk-kcym-fbs

BILITERACIA SIMULTÂNEA NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE: EFEITOS NA CONECTIVIDADE DA FALA E NA FLUÊNCIA DA LEITURA DE CRIANÇAS DO 5º ANO

biliteracia; educação bilíngue; alfabetização; bilinguismo; conectividade da fala.

Recentemente temos observado um crescimento significativo no número de crianças matriculadas em escolas que oferecem currículos bilíngues ou programas bilíngues no Brasil. Uma revisão detalhada feita por Williams e Lowrance-Faulhaber (2018) analisou 35 artigos sobre leitura e escrita em crianças bilíngues e mostrou vantagens no caso da biliteracia simultânea. A compreensão de uma língua deu suporte ao da outra língua, ou seja, as crianças utilizavam seus conhecimentos das duas línguas, utilizando a translinguagem durante o processo, de forma bidirecional; assim, uma língua dando suporte em paralelo à outra. A presente pesquisa investiga os efeitos da Educação Bilíngue e da biliteracia simultânea nos níveis de conectividade da fala e da fluência de leitura em português e inglês em uma amostra de 31 crianças de 10 anos matriculadas no 5º. Ano em uma escola bilíngue em Natal/RN. Nessa pesquisa, aplicamos tarefas individuais de produção oral e leitura na L1 e L2 e, ainda, aferimos a  proficiência na L2 dos participantes. Os achados reportados em nosso estudo evidenciam possíveis vantagens da biliteracia simultânea para o desenvolvimento linguístico e cognitivo das crianças em biliteracia. Portanto, argumentamos a favor de um desenvolvimento concomitante na fluência e compreensão de leitura das crianças bilíngues, assim como na conectividade de fala da produção oral, sem gerar prejuízos para nenhuma das duas línguas, quando analisadas nesse contexto.

Presidente - 1666189 - JANAINA WEISSHEIMER
Externa ao Programa - 1529226 - ANGELA MARIA CHUVAS NASCHOLD - UFRNExterna à Instituição - INGRID FINGER - UFRGS
Externa à Instituição - NATALIA BEZERRA MOTA - UFRJ
Notícia cadastrada em: 12/12/2022 10:51