Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE JESUS MELO LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DE JESUS MELO LIMA
DATA : 28/01/2022
LOCAL: Remoto pelo Meet

Sequências Didáticas como formas de controle técnico do discurso materializado nas Dissertações do ProfLetras

Sequências didáticas. Concepção técnica. Relações do jogo saber/poder. Práticas de repetição/reprodução. Ensino da (des)escrita.

A presente tese filia-se à concepção teórica da Análise de Discurso (AD), perspectiva por meio da qual busca-se compreender a produção escrita de sujeitos professores em condição de formação no Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras). Para tanto, intenta-se defender a hipótese de que as forças que controlam os discursos se engendram, quase ocultamente, para manter o tecnicismo em atividade, por meio das Sequências Didáticas (SD), mesmo diante de uma suposta concepção interacionista de linguagem. Com base nessa hipótese, questiona-se: A escrita da dissertação dos mestrandos do ProfLetras prioriza a técnica, através de como utilizam as sequências didáticas como metodologia de pesquisa? Como as forças políticas, econômicas e ideológicas impactaram a universidade e a escola, ao passo que estabeleceram o discurso pedagógico de que os gêneros, juntamente com as SD, se transformaram em palavras e práticas obrigatórias na sala de aula? O que leva os sujeitos professores, em condição de formação, a escrever a dissertação de modo tão homogêneo e a exigirem essa mesma forma de escrita por parte de seus alunos? Visto que há forças que atuam no discurso as quais reportam e impelem às práticas coercitivas da concepção tecnicista de ensino, quais os efeitos de sentidos e até que ponto essas instâncias de controle do discurso estão presentes na dissertação do ProfLetras? O objetivo desta pesquisa é propor a desconstrução de uma vontade de verdade, através das regularidades discursivas, ao investigar que forças atuam no discurso das SD utilizada como ferramenta metodológica, nas propostas de intervenção, elaboradas pelos mestrandos do ProfLetras, a partir dos resíduos que reportam e que impelem a práticas coercitivas da concepção tecnicista de ensino. Como objeto de estudo, analisaremos o discurso dos sujeitos professores em condição de formação, materializadas em SD, para tanto temos como corpus 26 dissertações do ProfLetras. Para fundamentar a pesquisa, descrever, analisar e interpretar recorre-se a “Arqueologia do saber” que reflete as relações dos saberes fabricados, a “A ordem do discurso” que amplia a relação do saber/poder, com o estudo do controle do discurso, a “A verdade e as formas jurídicas” a qual possibilita descrever e analisar resquícios de formas jurídicas no cotidiano da escola, a partir da metáfora do panóptico e das instituições de sequestro e “Vigiar e punir” que procura entender o poder disciplinar a partir do adestramento, docilidades do corpo (FOUCAULT, 2013; 2014a; 2014b, 2017).  Nessa direção, acompanhamos Geraldi (1984; 1992; 2010, 2018) e Larrosa (2017) para nos remeter a importância da experiência, da escrita no contexto escolar. Os resultados revelam que ainda prevalece a presença de marcas oriundas da perspectiva da concepção tecnicista de linguagem engendrado na prática do sujeito professor mesmo ainda estando em processo de formação. Essa linguagem encontrada no discurso do sujeito professor decorre de práticas neoliberais e hegemônicas, que visam o controle e coerção de rituais tecnicistas oriundos do discurso pedagógico que remete a um movimento regulador do ensino da (des)escrita que tende a diminuir a experiência dos sujeitos professores para focar em práticas de repetição/reprodução que revelam modelos e receitas para manter o saber/poder da classe dominante. Tais técnicas de repetição/reprodução impedem a produção do conhecimento.

Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Externo à Instituição - ADRIANA SANTOS BATISTA - UFBA
Externa à Instituição - MARINALVA VIEIRA BARBOSA - UFTM
Externa à Instituição - VALNECY OLIVEIRA CORRÊA SANTOS - UFMA