Banca de QUALIFICAÇÃO: MAIARA DO NASCIMENTO ARAUJO

DISCENTE : MAIARA DO NASCIMENTO ARAUJO
DATA : 26/01/2022
LOCAL: Remoto pelo Meet

IMAGENS DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA EM RELATÓRIOS DE ESTÁGIO DA UFRN

Formações Imaginárias. Professor de Língua Espanhola. Relatórios de Estágio.  Identidade docente.

Esta pesquisa aborda a construção discursiva da identidade docente do professor de língua espanhola em relatórios de estágio, de uma disciplina de estágio supervisionado que deveria ocorrer no ensino fundamental regular, mas que pela falta de campo de atuação, acaba por se desenvolver por meio de modalidades. Considerando este contexto, estabelecemos como objetivo geral: analisar os efeitos de sentido que a experiência de estágio por modalidades provoca na construção da imagem da identidade docente dos licenciandos, do curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas da UFRN. A hipótese é de que a realização do estágio a partir das modalidades possibilita a emergência, nos textos dos estagiários,  de diferentes imagens do que seria um professor de língua espanhola, podendo essas serem percebidas a partir da  escrita dos relatórios de estágio. Para alcançar o nosso propósito elaboramos os seguintes objetivos específicos: a) investigar as formas como os estagiários se relacionam, na escrita dos relatórios, com os textos lidos dentro da disciplina de estágio; b) analisar as imagens do professor de língua espanhola nos relatórios de estágio das diferentes modalidades; c) examinar a partir de operações linguístico-discursivas as imagens presentes nos relatórios sobre o lugar do espanhol no ensino fundamental. Para tanto, este trabalho fundamenta-se na Análise do Discurso de linha francesa,  partindo dos conceitos de formações imaginárias, formações ideológicas e forma-sujeito, propostos por Pêcheux (2014a; 2014b). Também contribuíram os estudos de Guimarães (2016), Rodrigues (2012) e Paraquett (2009) relativos ao ensino de espanhol no contexto brasileiro; e os de Hall (2006), Leffa (2012) e Pimenta e Lima (1997; 2004) sobre construção identitária. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter descritivo-interpretativista baseado no método indiciário apresentado por Ginzburg (1989), bem como na proposta teórico-metodológica de leitura dos dados orientada por Pêcheux (1997). O corpus é composto por 06 relatórios de estágio produzidos por licenciandos do curso de graduação em língua espanhola da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os relatórios são relativos à disciplina de Estágio Supervisionado de Formação de Professores para o Ensino Fundamental (Espanhol) e foram desenvolvidos durante os anos de 2018 e 2019, o acesso aos relatórios foi autorizado pelo professor responsável pela disciplina, como também pelos alunos que os produziram. Os resultados preliminares apontam que a experiência de estágio por modalidades produz efeitos na construção discursiva da identidade docente dos licenciandos. Um deles seria a ressignificação da imagem do professor de língua espanhola, através do contato com os discursos presentes nas leituras realizadas e/ou com os discursos que perpassam a prática dos professores supervisores. Outro efeito seria a reafirmação do ensino fundamental como um não lugar de atuação para esse profissional.

Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Externa à Instituição - DIONE MÁRCIA ALVES DE MORAES - UFPA