Banca de DEFESA: FRANCISCA VANEÍSE ANDRADE FERNANDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCA VANEÍSE ANDRADE FERNANDES
DATA : 23/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO EM PROJETOS DE LETRAMENTO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Ensino de argumentação. Projetos de letramento. Argumentação como prática social.


PÁGINAS: 160
RESUMO:

A argumentação é uma competência fundamental para que os cidadãos possam defender pontos de vista, lutar por direitos, modificar situações preexistentes e estatutos, sendo necessária para o fortalecimento da democracia. Nesse sentido, pensar no ensino de argumentação que pressupõe essa vivência significa focalizar a prática social e o desenvolvimento do pensamento crítico. Com o intuito de contribuir com essa reflexão, esta tese tem o objetivo geral de investigar a configuração do processo de ensino-aprendizagem de argumentação em projetos de letramento. Para tanto, traçamos alguns objetivos específicos: (i) analisar a argumentação como prática social, vivenciada nos projetos de letramento desenvolvidos; (ii) identificar habilidades ligadas à competência da argumentação mobilizadas nesses projetos; (iii) mapear princípios do ensino de argumentação dentro dos projetos de letramento desenvolvidos. A fim de alcançarmos os nossos objetivos, esta pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e vertente etnográfica, assume perspectiva interpretativista, está ancorada na Linguística Aplicada e se fundamenta nos estudos de letramento de vertente sociocultural e nos de argumentação de base interacional.Os participantes da investigação são alunos de 3a série do ensino médio de uma escola pública norte-rio-grandense e, no processo, tivemos a colaboração de professores, diretoras, coordenadoras e funcionários da escola, além de agentes externos ao ambiente escolar: profissionais da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC-RN) e uma pesquisadora do grupo Letramentos e Contemporaneidade. Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram: observação participante, notas de campo, gravações em áudio/vídeo, fotografias, questionários semiestruturados. Da análise dos dados, emergiram os seguintes princípios: rede de atividades/gêneros; argumentação/argumentatividade; construção da contrapalavra; mobilização de habilidades/competências. Os resultados evidenciam que o ensino de argumentação por meio de projetos de letramento possibilita a vivência da argumentação como prática social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO
Interna - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Externa à Instituição - ANGELA DEL CARMEN BUSTOS ROMERO DE KLEIMAN - UNICAMP
Externo à Instituição - DOROTEA FRANK KERSCH - Unisinos
Externa à Instituição - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO - UFS
Notícia cadastrada em: 08/09/2021 13:17
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