O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE ROLE-PLAYING GAMES
Role-playing game, Oralidade, Abordagem Comunicativa, Ensino de Inglês.
O presente trabalho de pesquisa propõe três jogos de Role-playing Game (RPG) para fomentar a prática da oralidade em língua inglesa, bem como desenvolver competências relacionadas a ela. A fim de cumprir com os esses objetivos, aprimoramos três jogos de RPG que vinham sendo usados na aula de língua inglesa. Para dar suporte teórico a este projeto, nos baseamos nos elementos constituintes da Competência Interacional (CELCE-MURCIA, 2007) e da habilidade de fala em uma segunda língua (GOH e BURNS, 2012; BURNS, 2013). Esses estudos possibilitam, dentro de um Método Ativo de ensino (SCHANK, 1995; WELTMAN, 2007), produzir um feedback que auxilia o acompanhamento do aprendizado e o desenvolvimento da oralidade no decorrer do projeto. Através da reflexão sobre leituras vinculadas ao uso de RPGs na educação e ao design de jogos (JÄRVINEN, 2008; KAPP, 2012), conseguimos aprimorar os três jogos citados para alcançar os objetivos desta pesquisa. O nosso arcabouço teórico é baseado em estudos que defendem o uso de RPGs na educação (FAIRCHILD, 2004; VASQUES, 2008; FLOYD D. e PORTNOW 2008), principalmente, no ensino de LI (LUIZ, 2011; LEFFA, BOHN, DAMASCENO e MARZARI, 2012). Com esta pesquisa, esperamos, que ao utilizar RPGs, possamos desenvolver e estimular a oralidade em inglês, bem como incentivar a aplicação de metodologias de base comunicativa no ensino de línguas, contribuindo com estudos acerca desses dois temas.