Banca de QUALIFICAÇÃO: WENDELL PEREIRA DA SILVA

DISCENTE : WENDELL PEREIRA DA SILVA
DATA : 30/10/2021
LOCAL: Google Meet

PONTOS DE VISTA E REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS: UMA ANÁLISE TEXTUAL E DISCURSIVA DA NARRATIVA BÍBLICA EM EVANGELHOS SINÓTICOS

Análise textual, pontos de vista, representações discursivas, evangelhos sinóticos.

Nesta pesquisa, são analisados textos bíblicos encontrados nos evangelhos sinóticos de Mateus e Lucas, considerando eventos em comum narrados pelos dois autores. O estudo se interessa pela análise das escolhas sintático-semânticas de cada narrador, buscando interpretar as diferentes construções de ordem discursiva suscitadas pelos evangelistas na concretização de seus textos, entendendo que, ainda que sejam considerados evangelhos sinóticos (o que significa “mesma visão”), cada livro é constituído de marcas autorais que promovem diferentes significados em um determinado co(n)texto, e isto pode ser percebido no modo pelo qual o narrador evidencia determinado personagem. Para tanto, a pesquisa tem por base os postulados da linguística textual em Koch (2015, 2016, 2018) e Marcuschi (2008, 2012), concentrando-se, mais especificamente, nos pressupostos teóricos da Análise Textual dos Discursos (ATD) de Adam (2008, 2018, 2019) e na teorização de Rabatel (2016) sobre pontos de vista (PDV). A análise textual estabelecida neste trabalho, portanto, se concentra na identificação de diferentes pontos de vista evocados nas narrativas, sob a hipótese de que estes podem servir de pistas para uma interpretação do mundo psicossocial e cultural de seus locutores/enunciadores primários. Somou-se também às análises desta pesquisa o conceito de representações discursivas, visto em Adam (2008), trabalhado por Rodrigues (2014), Rodrigues et al (2010, 2012) e Passeggi (2001), como meio de (re)construir, a partir de objetos de discurso referenciados e predicados, representações discursivas relevantes para a compreensão do universo semântico dos evangelistas. As análises iniciais demonstram que, apesar de retratarem um mesmo evento, os evangelistas suscitam, através dos personagens atuantes, pontos de vista diferentes em seus textos, os quais corroboram para a construção de diferentes imagens discursivas sobre o universo da narrativa. Lucas, por exemplo, quando comparado a Mateus, parece evidenciar bem mais o ponto de vista das mulheres. Por seu turno, Mateus parece ser mais incisivo ao referenciar personagens que se colocam como opositores da missão de Jesus, retratando-os como fracos diante da força do Messias. O trabalho com os evangelhos sinóticos, dentro da perspectiva teórica desta dissertação, se depara como um objeto de análise ao mesmo tempo amplo e complexo, totalmente útil para uma abordagem que – pouco interessada em questões teológicas, mas atenta à importância simbólica da Bíblia – enxerga o texto bíblico primordialmente como texto.

Interna - 2194174 - ANA GRACA CANAN
Externo à Instituição - ANDRÉ CRIM VALENTE - UERJ
Presidente - 1720830 - MARCELO DA SILVA AMORIM
Interna - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES