EMENTAS TÓPICOS AVANÇADOS 2020.1

Ementas dos tópicos


Área de Concentração: Estudos em Linguística Aplicada

 

Tópicos em LA - PGEL 0116 - Profa. Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques

EMENTA: Linguagem e poder; Linguagem online e educação; Letramento crítico e ensino; Letramentos e tecnologias digitais; leitura e escrita como tecnologias; Multimodalidade e multiletramentos; Letramento, acesso e poder; Letramento agência e empoderamento; Educação crítica; Pedagogia crítica; Currículo emancipatório; Projetos de letramento.

 

Tópicos em LA - PGEL  0117 - Profas. Marília Bezerra e Maria Bernadete

Ementa: Discussão de textos no campo da LA crítica que envolvem relações entre linguagem e cultura, a partir de diferentes perspectivas.


Tópicos em LA - PGEL 0118 - Profas. Penha e Rozicleide

Ementa: A linguagem como atividade. A concepção de consciência no Círculo de Bakhtin. A recorrência da concepção em outros autores de abordagem sócio-histórica. Consciência e alienação.


Tópicos em LA - PGEL 0119 -  Profs. Márcio Venício, Raimundo Nonato, François Weigel  e Profa. Renata Archanjo

Francês para fins acadêmicos para alunos de Pós-graduação

Ementa: Introdução às estruturas gramaticais básicas da língua francesa. Iniciação aos principais elementos morfossintáticos do francês. Identificação das principais estruturas textuais em textos acadêmicos francófonos. Intercompreensão, plurilinguismo e estratégias de tradução espontânea por meio de semelhanças formais entre línguas românicas. Estudo de textos acadêmicos em francês originários das demandas de discentes de pós-graduação. Léxicos técnicos específicos em francês nas diferentes áreas disciplinares de atuação dos alunos. Síntese, resumo e análise na leitura de textos em língua francesa


 

Área de Concentração: Estudos em Literatura Comparada

 

Tópico em LC - PGEL0160 - Prof. Mauro Dunder

ementa: crítica literária feminista e literatura de autoria feminina.

 

Tópicos em LC - PGEL0161 - Prof. Eduardo Pellegero

Tópico: A Imagem e o Poético

Ementa: Discussão sobre o regime das imagens, seu lugar, papel, funções ou disfunções nas produções das linguagens visuais, cênicas e verbais, a partir da instauração das poiésis que potencializam a pulsão visual e os atos de imaginar na perspectiva da literatura e das artes, mas também em sua inscrição cultural, e mesmo na ressignificação de lógicas sociais constituídas como espetáculo, na construção de realidades e paisagens, enquanto representação. Visa também a problematizar os jogos da visibilidade e o que há de irrepresentável nesta, de singular, inédito e insólito apreendido pela imaginação criadora e a invenção artística.

 

Tópicos em LC-PGEL0162 - Profa. Rosanne Araújo

Tópico: O problema metafísico da liberdade em Dostoiévski

ementa: O tópico objetiva investigar, através de uma abordagem filosófica, o embate entre o niilismo e o espiritualismo no herói de Dostoiévski. Ao percorrer a filosofia da história da obra do escritor russo, ressalta-se o embate entre socialismo e cristianismo na construção de seus personagens. A partir da Teoria estética, de Theodor Adorno, e de Problemas da poética de Dostoiévski, de Mikhail Bakhtin, pretende-se explorar não somente o dialogismo nas narrativas, evidenciando uma multiplicidade de consciências e mundos que povoam o universo literário do autor, como também a dialética materialista do teórico frankfurtiano.

 


Área de Concentração: Estudos em Linguística Teórica e Descritiva

 

Tópicos em LTD - PGEL0138 - Profa. Maria Hozanete

 

Tópicos em LTD - PGEL0139 - Profa. Marise

Ementa: Estudos do Texto Falado e do Escrito 

 

Tópicos em LTD - PGEL0140 - Profa. Maria Alice Tavares

 

Tópicos em LTD - PGEL 0141-  Profa. Alessandra

Ementa: Competência linguística na perspectiva coseriana

 

Tópicos em LTD - PGEL 0142 - Prof. Paulo Duque

Ementa: Metáfora, Integração Conceptual e Frames na perspectiva ecológica de cognição

O tópico objetiva analisar, através de uma abordagem ecológica de cognição, conceitos caros à Linguística Cognitiva, tais como metáfora, integração conceptual e frames

*Exige-se a compreensão de textos em Inglês.

 

Tópicos em LTD - PGEL 0143 - Prof. José Romerito

Ementa: Subsídios teórico-metodológicos da Linguística Funcional para o ensino de gramática na educação básica.

 

Tópicos em LTD - PGEL0144 - Profa. Sulemi Fabiano

 

 

 

     
 




Notícia cadastrada em: 20/02/2020 15:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao