Banca de QUALIFICAÇÃO: VALNECY OLIVEIRA CORRÊA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALNECY OLIVEIRA CORRÊA SANTOS
DATA : 10/12/2019
LOCAL: Auditório A

LEITURA NA ESCRITA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO PROCESSO

FORMATIVO DO PROFESSOR EM DISSERTAÇÕES DO PROFLETRAS

Escrita acadêmica. Acontecimento discursivo. Formação docente. Proposta de Intervenção. ProfLetras.

Este trabalho apresenta um estudo sobre a escrita acadêmica, compreendida como parte constitutiva do processo de formação. O objeto desta investigação é a escrita de dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), com enfoque na relação teoria e prática. Ao desenvolver esta pesquisa, questiona-se: como os fundamentos teóricos mobilizados pelo professor, na escrita de uma dissertação de mestrado (DP), para fundamentar a pesquisa e elaborar uma proposta de intervenção, concorrem para o enfrentamento da realidade observada? Parte-se da hipótese de que mobilizar uma teoria para fundamentar a prática e propor uma intervenção requer considerar os dados presentes no universo investigado e apropriar-se da teoria, buscando, nesses dois pontos, as bases para a investigação. O percurso para responder à pergunta de pesquisa, implica responder a outros três questionamentos, quais sejam: de que forma a análise da escrita de uma DP pode revelar dados acerca do sujeito e de seu processo formativo? Como o professor constrói o objeto de ensino a ser utilizado na proposta de intervenção? Como se constitui o discurso da intervenção nas dissertações do ProfLetras? O corpus utilizado para investigação é constituído por trinta DP produzidas nas diferentes regiões do Brasil. A análise objetiva investigar, na escrita de DP, como a teoria é mobilizada, por um professor de Língua Portuguesa, para constituir uma prática que responda a uma demanda observada na realidade escolar. Tem-se como objetivos específicos: discutir sobre o que a escrita revela acerca do sujeito e de seu processo formativo do professor, no ProfLetras; apontar, a partir da análise da escrita de DP, os processos discursivos presentes na constituição do objeto de ensino de língua portuguesa; analisar os processos discursivos que constituem o discurso da intervenção em dissertações do ProfLetras. Assim, a análise do corpus busca depreender o discurso a partir da materialidade textual. Utiliza-se como fundamentos teóricos os postulados de Pêcheux para a leitura em Análise do Discurso (2009, 2014, 2015), bem como o método de Análise Relacional proposto por Apple (1982). As análises permitiram depreender que as DP apoiam-se em diferentes teorias, mas apresentam PI com estruturas similares, nelas há a presença de consenso acerca do objeto e do método de ensino-aprendizagem; as dificuldades dos alunos em leitura e escrita que sustentam a elaboração das PI não provém de um diagnóstico da realidade escolar, mas de um discurso anterior ao processo de elaboração, marcando, na escrita, o acontecimento discursivo; o discurso da intervenção, presente nas DP, aponta o professor como sujeito não agente ou pouco agente no ensino de língua portuguesa, indicando ser necessário intervir na prática docente; a escrita das DP não traz marcas de apropriação teórica, a teoria é reiterada, ficando seu uso restrito a um protocolo da escrita acadêmica, o que impede a transposição para a prática docente.

Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Externo à Instituição - JOÃO WANDERLEY GERALDI - UNICAMP
Externa à Instituição - MARINALVA VIEIRA BARBOSA - UFTM
Externo à Instituição - THOMAS MASSUO FAIRCHILD - UFPA