Banca de DEFESA: JAILSON ALMEIDA CONCEIÇÃO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAILSON ALMEIDA CONCEIÇÃO
DATA : 13/09/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório C - CCHLA
TÍTULO:

Complexidade textual em itens de avaliação em larga escala: proposta de um mecanismo analítico


PALAVRAS-CHAVES:

Complexidade textual; Domínio cognitivo; Item de avaliação; Tipo de discurso; Tópico discursivo.


PÁGINAS: 129
RESUMO:

Esta tese tem por objetivo precípuo propor um mecanismo analítico para identificar, com base em critérios relacionados à estrutura do texto, o grau de Complexidade Textual (CT) de um item de avaliação em larga escala. De forma específica, objetivamos: (a) refletir sobre a noção de complexidade textual; (b) propor critérios relativos à dimensão composicional do texto para mensurar o grau de complexidade de itens de avaliação em larga escala; (c) aplicar a noção de domínio cognitivo à análise da complexidade de itens de avaliação. Adotamos uma concepção objetiva estrutural de CT que diz respeito à relação de atributos composicionais de um texto que o tornam mais ou menos complexo. Trata-se de uma perspectiva diferente das que fundamentam os estudos realizados até então sobre CT, os quais, normalmente, tomam como base o léxico e a estrutura sintática.  Para cumprirmos tal intento, partimos de duas abordagens dos estudos do texto para estabelecer categorias de análise da CT. O Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) apontou os tipos de discurso como categoria. A Perspectiva Textual-Interativa (PTI) apresentouo tópico discursivo. Além dessas abordagens, consideramos a Taxonomia de Bloom (TB), que demonstrou atributos relativos ao domínio cognitivo mobilizado pelo texto. Como a pesquisa está centrada na compreensão e explicação desse fenômeno, trata-se de um trabalho qualitativo quanto à abordagem e aplicado quanto à natureza. Considerando, ainda, que intentamos discutir o fenômeno com vistas a torná-lo mais explícito e construir hipóteses, situamo-nos no campo da pesquisa exploratória. O mecanismo analítico proposto compreende, então, dois critérios: a dimensão composicional (tipos de discurso e tópico discursivo) e a dimensão cognitiva (domínio cognitivo). Com base nos tipos de discurso, são previstos os seguintes atributos: discurso interativo, discurso teórico, relato interativo, narração. Com base no tópico discursivo, os atributos são: um ou mais de um tópico, tópico com ou sem desdobramento, relação de concernência implícita ou explícita. Por fim, os atributos do domínio cognitivo são: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Com base nesses atributos, são identificadas escalas de complexidade com base nas quais um item pode ser considerado, do ponto de vista textual, mais ou menos complexo. A viabilidade desse mecanismo foi aplicada a um corpus composto por 24 itens da prova do ENEM de 2016.  Concluímos que a complexidade textual é uma questão que deve ser considerada na ampla discussão sobre como elaborar e aplicar um item de avaliação em larga escala.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1165367 - CLEMILTON LOPES PINHEIRO
Interna - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO
Interno - 1720830 - MARCELO DA SILVA AMORIM
Externo à Instituição - JOÃO BOSCO FIGUEIREDO GOMES - UERN
Externo à Instituição - SILVIO LUIS DA SILVA - UFPB
Notícia cadastrada em: 23/07/2019 07:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao