THE HUNGER GAMES, UMA FERRAMENTA DE CRÍTICA SOCIAL
Distopias. The Hunger Games. Século XXI.
A dissertação tem como objetivo analisar de que forma o romance The Hunger Games, escrito pela autora de romances infanto-juvenil estadunidense Suzanne Collins (1962-), dá ênfase as relações entre literatura e sociedade. A partir da compreensão que distopias são representações negativas do mundo (SUVIN, 2017) e que seu principal propósito é criticar o modelo social de sua época (BOOKER, 1994), procura-se compreender como a narrativa utiliza-se de elementos comuns dentro do gênero distópico para questionar a sociedade ocidental no século XXI. A pesquisa configurar-se da seguinte maneira: 1. A partir da compreensão da tradição utópica, e passando pela criação e fases das distopias, definir a literatura distópica como exemplo obras de crítica social (BOOKER, 1994); 2. Compreender o contexto histórico do século XXI a partir das influências do 11 de setembro de 2001; 3. Analisar quais as estruturas temáticas (REIS, 2005) trazidas em The Hunger Games; 4. Por fim, discutir como as temáticas da obra relacionam-se com o contexto do século XXI. Com base nas reflexões acima, entende-se que a obra questiona estruturas ideológicas presentes na sociedade contemporânea.