Banca de QUALIFICAÇÃO: YOUSSEF UD ALIGHIERE DE PAIVA MACENA DA SILVA

DISCENTE : YOUSSEF UD ALIGHIERE DE PAIVA MACENA DA SILVA
DATA : 28/09/2018
LOCAL: D3 setor 2

JUNTORES DE CONDICIONALIDADE E FINALIDADE NAS NOTÍCIAS DO IMPEACHMENT DE DILMA PRODUZIDAS NOS JORNAIS ONLINE DE NATAL: IDENTIFICANDO TRADIÇÕES DISCURSIVAS

tradição discursiva; junção; notícias online; impeachment.

O objetivo geral dessa dissertação é unir o modelo de Tradições Discursivas (TD) (KOCH, 1997) e o modelo de categorização sintático-semântico dos principais conectores, proposto por Blühdorn (1999), para explorar o corpus composto por 138 notícias online sobre o impeachment de Dilma de quatro jornais da cidade de Natal-RN. Temos como questão de pesquisa constatar em que ponto do continuum de oralidade e escrituralidade, postulado por Koch & Oesterreicher (1992), as notícias se encontram. Para atingir esse objetivo buscamos analisar os juntores, já que, segundo Kabatek (2006), eles são sintomáticos na identificação de TD. Optamos por trabalhar somente com os de condicionalidade e de finalidade, pois, pelo tema escolhido, eram os mais relevantes. Além das relações semânticas em si, levamos em conta, também, os domínios conceptuais temporal, epistêmico e deôntico (LYONS, 1977; SWEETSER, 1990). Temos como hipótese que os domínios mais complexos se constroem a partir dos domínios mais simples, mas não o contrário. Os resultados preliminares pontam para um maior uso de relações de finalidade seguido do uso de relações de condicionalidade no domínio temporal. Essa distribuição dos juntores pode ser explicada pelo gênero notícia de jornal online e pelo recorte semântico escolhido. A pesquisa busca contribuir para o estudo da mudança semântica, contribuindo para a história do português brasileiro no âmbito do estado do Rio Grande do Norte.

Presidente - 1801855 - ALESSANDRA CASTILHO FERREIRA DA COSTA
Interno - 1551756 - EDVALDO BALDUINO BISPO
Interno - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 14/09/2018 10:16