Banca de QUALIFICAÇÃO: CIRO JOSE PEIXOTO PEDROZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CIRO JOSE PEIXOTO PEDROZA
DATA : 20/09/2018
LOCAL: a definir

QUE RÁDIO É ESSA? Uma proposta de tipificação para emissoras do Campo Público

Radiodifusão Pública, Natal/RN, Rádio Senado, Rádio Marinha, Radiodifusão Universitária

Este trabalho discute a aplicabilidade do conceito de radiodifusão pública a três emissoras não comerciais, vinculadas a instituições do Estado, que são sintonizadas na cidade de Natal/RN: Rádio Senado-FM (106,9 FM), Rádio Marinha (100,1 FM) e FM-Universitária (88,9 FM). O estudo toma como referencial teórico as discussões sobre comunicação pública e radiodifusão pública, no Brasil e no mundo e reconhece as dificuldades de se pensar essa questão entre nós. Adota-se como ponto de partida dessa jornada a contextualização histórica da radiodifusão, desde seus primórdios, como esforço para identificar a origem de seus modelos hegemônicos – privado, estatal e público, incorporados pela Constituição brasileira de 1988, mas ainda a espera de regulamentação. A pesquisa procede, também, uma cartografia da radiodifusão em Natal e analisa o contexto em que as três emissoras objeto desse estudo atuam e, com base na literatura, tenta caracterizar os tipos e as características próprias de cada uma delas – legislativa, militar e universitária – utilizando como método o estudo de caso, com observação não participante, pesquisa bibliográfica e documental e entrevistas abertas com representantes dessas emissoras. Ao tempo em que reconhece a ausência de um consenso sobre o conceito de radiodifusão pública no Brasil propõe, a partir das emissoras estudadas, uma nova classificação para emissoras não comerciais desse tipo.

Presidente - 1350248 - ADRIANO LOPES GOMES
Externo ao Programa - 1675429 - HELCIO PACHECO DE MEDEIROS