Banca de DEFESA: THAIS CORDEIRO SOUZA DE MORAIS

DISCENTE : THAIS CORDEIRO SOUZA DE MORAIS
DATA : 24/07/2017
LOCAL: Auditório D do CCHLA

Calentando a teia dos saberes: a formação integral-cidadã por meio da aprendizagem significativa da língua espanhola.

Língua espanhola; formação integral-cidadã e aprendizagem significativa.

No cenário de desinteresse, ausência e apatia pela disciplina de língua espanhola, este estudo buscou despertar a formação integral-cidadã dos aprendizes por meio da aprendizagem significativa do espanhol. Para isso intencionou-se investigar os novos rumos da sociedade internacional na qual os sujeitos estão integrados, necessitando-se de uma visão do ser humano nos contextos: familiar, escolar, profissional e emocional/individual (DELORS, 2006; ZABALA, 2010; MORIN, 1999, 2002a, 2002b, 2003), como também os preceitos da aprendizagem significativa da língua espanhola (AUSUBEL,1976; MOREIRA, 2011; BALLESTER, 2002), na qual o conteúdo recebido interage com os conhecimentos prévios. Para conseguir essa aproximação do aprendiz de espanhol, requisitou-se os fatores afetivos, necessários como ponte metafórica entre o insumo, o professor e o aprendiz (ARNOLD, 2000; CALLEGARI, 2008; LEITE e TASSONI, 2002). Esta pesquisa se desenvolveu em duas turmas (uma de primeira e a outra de terceira série) do ensino médio do turno vespertino de uma escola pública situada na Zona Norte de Natal, RN. Os dados coletados indicam que os aprendizes não se sentem interessados pela escola reprodutora de conhecimentos isolados de suas realidades, de práticas docentes mecânicas e, por estarem imersos em problemas socioeconômicos, abandonam a escola ou não veem sentido em participar do espaço escolar. A fim de tornar a língua espanhola uma disciplina atrativa, pela qual os sujeitos se sentem convidados a refletir sobre suas vivências, práticas, comportamentos, fomentamos sequências didáticas (SD) que possibilitassem além da aprendizagem significativa do espanhol, como também a formação integral-cidadã dos sujeitos pela mudança de atitude do professor. O professor aqui é de suma importância não somente para mediar os conhecimentos, mas por possibilitar possíveis associações, colaborando com pensamento crítico, autônomo e reflexivo, assim, aquecendo a teia individual dos saberes dos aprendizes capaz de gerar ressignificações positivas. Podemos perceber que uma prática de ensino diferente, diversificada, problematizadora das realidades pode favorecer a motivação e o desempenho do aprendiz. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários, entrevistas e autoavaliações, aplicados a aprendizes e professores responsáveis pelas turmas escolhidas.

Interno - 3654056 - JENNIFER SARAH COOPER
Externo à Instituição - JOICE GALLI - UFPE