Banca de DEFESA: JULIANNE PEREIRA DOS SANTOS

DISCENTE: JULIANNE PEREIRA DOS SANTOS
DATA: 26/02/2016
LOCAL: Auditório 01 de Políticas Públicas

O USO DOS MARCADORES DE RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA EM REDAÇÕES DO VESTIBULAR UFRN 2013

Análise Textual dos Discursos; Responsabilidade Enunciativa; Artigos de opinião.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

Esta pesquisa, ancorada na Análise Textual dos Discursos, abordagem proposta por Jean-Michel Adam (2011[2008]) com o objetivo de pensar o texto e o discurso em novas categorias, focaliza a categoria chamada Responsabilidade Enunciativa, que corresponde às “vozes” do texto, à sua polifonia, à assunção ou não dos enunciados proferidos. Nesse sentido, estabelecemos como objetivos identificar, descrever, analisar e interpretar redações produzidas (artigos de opinião) por candidatos ao vestibular da UFRN 2013 no que diz respeito à Responsabilidade Enunciativa. Desse modo, procuramos responder à seguinte questão: como se caracteriza a Responsabilidade Enunciativa em artigos de opinião produzidos por alunos em processo seletivo de vestibular? A partir dessa pergunta central, observamos se o aluno assume a responsabilidade pelo que enuncia, se faz remissões a outra(s) fonte(s) do saber, que marcas linguísticas nos levam a identificar diferentes vozes nos enunciados e quais os  pontos de vista [PDV] explicitados pelos candidatos. Além da Análise Textual dos Discursos, embasamo-nos também em pressupostos de outros teóricos que se debruçam sobre o estudo das vozes, a exemplo de Rabatel (2005, 2009, 2010), Authier-Revuz (2004) e Rodrigues (2010). Os resultados apontam, em decorrência do gênero solicitado na proposta de redação, uma maior tendência do candidato a assumir a responsabilidade enunciativa, usando a mediação epistêmica apenas para reforçar seu posicionamento, como um recurso polifônico conhecido como argumento de autoridade.

Presidente - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES
Interno - 349707 - LUIS ALVARO SGADARI PASSEGGI
Interno - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO
Externo à Instituição - MARIA ELIETE DE QUEIROZ - UERN