Banca de QUALIFICAÇÃO: JORGE ANDRÉS KOCIUBCZYK JABLONSKI JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JORGE ANDRÉS KOCIUBCZYK JABLONSKI JÚNIOR
DATA: 17/12/2015
HORA: 14:00
LOCAL: sala 321 - Departamento de Letras
TÍTULO:

A PRESENÇA DOS MITOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Livro didático. Mito. Análise Crítica do Discurso


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo geral analisar a presença dos "mitos", como marcas da "cultura popular" (e do folclore) em uma coleção didática bem avaliada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para tanto, orientamo-nos a partir de objetivos específicos, sejam eles: a) comparar as diferentes versões ou a recorrência do mesmo mito - caso encontremos tal recorrência - analisando o que nelas se preserva e o que é obliterado, quando comparado às recolhas do folclorista Câmara Cascudo (2000, 2001, 2002, 2006), nome reconhecido no estudo sobre a cultura popular; b) analisar quais gêneros textuais reativam os mitos nos LD ou se o "mito", enquanto texto, constitui por si só um gênero textual, ao lado, dos contos etiológicos ou lendas; c) analisar que tipo de trabalho com a linguagem (oralidade e escrita) a coleção didática privilegia ao manejar com o mito como um "conteúdo temático" (ou gênero textual?). Nossas análises iniciais demonstram que parece haver um conflito entre aquilo que é da ordem da oralidade e o que seria da "literatura oral" nos livros didáticos. Do mesmo modo, o trabalho com textos cuja temática é, de modo geral, a cultura popular mantém uma forte relação com a leitura e escuta, estando aí o trabalho com a escrita negligenciado. Teoricamente, tomamos como base a análise tridimensional de Fairclough (1989; 1997; 2001) para compreender que a construção de um livro didático se constrói a partir das relações de poder (e saber) entre as diretrizes governamentais que regem a educação, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNDL). Também nos apoiamos nos recentes trabalhos sobre gêneros textuais e discursivos (em uma retomada dos estudos bakhtinianos), considerando que a língua se manifesta através de gêneros e só deles é possível inserir os alunos em situações discursivas diversas (Marcuschi, 2003, 2008; Bronckart, 2006; Swales, 1990; dentre outros).

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2226795 - MARIA HOZANETE ALVES DE LIMA
Interno - 332207 - MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1929360 - ANA VIRGINIA LIMA DA SILVA
Externo ao Programa - 1057540 - CARLA MARIA CUNHA
Notícia cadastrada em: 09/12/2015 11:04
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