A RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Livro didático; heterogeneidade da linguagem; responsabilidade enunciativa
Este trabalho investiga se a Responsabilidade Enunciativa é abordada nas atividades propostas em livros didáticos a alunos de 5º ano do ensino fundamental. Não esperávamos que o uso da expressão como objeto de estudo fosse comum às obras didáticas, visto a terminologia ser ainda pouco conhecida, no entanto, esse fato não impediria que o aluno fosse estimulado a identificar as vozes que constituem um texto, da parte de quem o escreve/profere, em identificá-las ou não, uma vez que a heterogeneidade é constituinte da linguagem. Para a realização da investigação, analisamos um corpus constituído por cinco livros didáticos dos quais foram selecionados unidades de trabalho que tratam da compreensão e interpretação textual. O livro didático é objeto de estudo para alguns pesquisadores, como Cavalcante e Marcuschi (2008), Bunzem (2005), Clare (2002), Choppin (1992), D’Avila (2008), Marcuschi (2003), Rojo (2005,2008), Rojo e Bunzem (2008). Quanto à teoria que trata da linguagem em sentido mais amplo, buscamos suporte em Bakhtin (1988, 1992,1997), Authier-Revuz (2004), Marcuschi (2001, 2003, 2008), Koch (1996,1997) e, mais especificamente, em teóricos da Análise Textual dos Discursos (ADAM, 2011) e da Linguística Enunciativa, na perspectiva de autores como Coltier, Dendale e De Brabanter (2009), Culioli (1971), Nølke; Fløttum e Norén (2004) e Rabatel (2003, 2004, 2005, 2008, 2009, 2015). A análise dos dados aponta que grande parte das questões direcionadas ao aluno são estruturadas a partir de pontos de vista de atores/personagens dos textos que constituem as unidades de análise, bem como de pontos de vista do senso comum, relacionados ao tema em estudo. Esse aspecto, certamente, é muito importante, pois evidencia a heterogeneidade constitutiva da linguagem. Quanto à Responsabilidade Enunciativa, não foi constatada qualquer menção ao tema ou a possibilidade de identificação de diferentes pontos de vista constituintes dos textos em geral e a finalidade pela qual são utilizados por seus produtores, relacionadas à intencionalidade comunicativa. Dentre as possibilidades de análise textual, reconhecer o responsável por uma enunciação é mais um critério para a interpretação de um texto.