Banca de DEFESA: FLAVIO CESAR OLIVEIRA DA ROSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIO CESAR OLIVEIRA DA ROSA
DATA: 08/12/2015
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório C / CCHLA
TÍTULO:


A RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

 

Livro didático; heterogeneidade da linguagem; responsabilidade enunciativa

 

 



PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

Este trabalho investiga se a Responsabilidade Enunciativa é abordada nas atividades propostas em livros didáticos a alunos de 5º ano do ensino fundamental. Não esperávamos que o uso da expressão como objeto de estudo fosse comum às obras didáticas, visto a terminologia ser ainda pouco conhecida, no entanto, esse fato não impediria que o aluno fosse estimulado a identificar as vozes que constituem um texto, da parte de quem o escreve/profere, em identificá-las ou não, uma vez que a heterogeneidade é constituinte da linguagem. Para a realização da investigação, analisamos um corpus constituído por cinco livros didáticos dos quais foram selecionados unidades de trabalho que tratam da compreensão e interpretação textual. O livro didático é objeto de estudo para alguns pesquisadores,  como Cavalcante e Marcuschi (2008), Bunzem (2005), Clare (2002), Choppin (1992), D’Avila (2008), Marcuschi (2003), Rojo (2005,2008), Rojo e Bunzem (2008). Quanto à teoria que trata da linguagem em sentido mais amplo, buscamos suporte em Bakhtin (1988, 1992,1997), Authier-Revuz (2004), Marcuschi (2001, 2003, 2008), Koch (1996,1997) e, mais especificamente, em teóricos da Análise Textual dos Discursos (ADAM, 2011) e da Linguística Enunciativa, na perspectiva de autores como Coltier, Dendale e De Brabanter (2009), Culioli (1971), Nølke; Fløttum e Norén (2004)  e Rabatel (2003, 2004, 2005, 2008, 2009, 2015). A análise dos dados aponta que grande parte das questões direcionadas ao aluno são estruturadas a partir de pontos de vista de atores/personagens dos textos que constituem as unidades de análise, bem como de pontos de vista do senso comum, relacionados ao tema em estudo. Esse aspecto, certamente, é muito importante, pois evidencia a heterogeneidade constitutiva da linguagem.  Quanto à Responsabilidade Enunciativa,  não foi constatada qualquer menção ao tema ou a possibilidade de identificação de diferentes pontos de vista constituintes dos textos em geral e a finalidade pela qual são utilizados por seus produtores, relacionadas à intencionalidade comunicativa. Dentre as possibilidades de análise textual, reconhecer o responsável por uma enunciação é mais um critério para a interpretação de um texto.

 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES
Interno - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Interno - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Externo à Instituição - CELIA MARIA MEDEIROS BARBOSA DA SILVA - UnP
Externo à Instituição - LEONOR WERNECK DOS SANTOS - UFRJ
Externo à Instituição - MARIA INÊS BATISTA CAMPOS - USP
Notícia cadastrada em: 27/10/2015 08:29
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