Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHEL LIMA FONTOURA

DATA: 05/08/2015
LOCAL: Sala da vice-direção da ECT

Práticas de escrita no curso de Ciências e Tecnologia

Projeto de letramento. Prática de escrita. Argumentação.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Esta pesquisa, de cunho qualitativo e de vertente interpretativista, analisa atividades de escrita de textos da ordem do argumentar, desenvolvidos na disciplina “Práticas de Leitura e Escrita II” (PLE-II) por graduandos do Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BCT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sustentada pelo aporte teórico-metodológico da concepção dialógica de língua(gem) (BAKHTIN [1929] 2009), dos estudos de letramento (KLEIMAN, 1995; STREET [1995] 2014; TFOUNI, [1995] 2010), da pedagogia de projetos (DEWEY, 1978; KILPATRICK, 1972) e do modo de fazer pesquisa adotado pela Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006, 2009, 2013), esta investigação procura compreender como as atividades de escrita se configuram em um projeto de letramento (KLEIMAN, 2000), bem como as implicações disso para o processo de ensino-aprendizagem da modalidade escrita da língua, especificamente quanto aos gêneros discursivos: debate, carta argumentativa e artigo de opinião. Para tanto, buscou-se dispor uma visão orgânica dos aspectos que compõem o que se denominou “prática de escrita” e, assim, analisar, por exemplo, a ressignificação de saberes e de papéis sociais (professor, monitor, aluno e agentes externos), no ambiente universitário em foco, viabilizada pelo desenvolvimento desse modelo didático. Os dados foram gerados por meio do registro em fotografias de eventos como um debate regrado, realizado na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) com os candidatos à sucessão de reitorado da UFRN (2014), da produção de cartas argumentativas destinadas aos candidatos a esse pleito, além de artigos de opinião relacionados à questão do voto consciente. Além desses artefatos, também se constituem como corpus desta pesquisa transcrições de entrevistas semiestruturadas com alunos e monitores de PLE II acerca da visão que os entrevistados têm a respeito do ensino da escrita vivenciado na mencionada disciplina. A análise dos eventos de letramento (HEATH, 1982) perceptíveis no contexto em questão e das práticas de letramento (STREET, 2001) deles depreensíveis possibilitou um tratamento mais acurado das peças de escrita por meio das quais os participantes do projeto de letramento realizaram tarefas específicas para a consecução de uma meta que desencadeou o ato de votar conscientemente. Os resultados preliminares da análise (ainda em desenvolvimento) vêm apontando para o caráter socialmente relevante que perpassa as atividades de escrita em PLE II, dadas as suas implicações que vão além da obtenção de nota satisfatória e consequente aprovação na disciplina, pois são potencialmente modificadoras da postura dos participantes frente à necessidade do exercício pleno da cidadania tanto dentro quanto fora da universidade.

Presidente - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO
Interno - 1673239 - JOSE ROMERITO SILVA