Banca de DEFESA: LARALIS NUNES DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARALIS NUNES DE SOUSA
DATA: 30/06/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório A - CCHLA
TÍTULO:

O SER PROFESSOR NOS COMPLEXOS BILÍNGUES DE REFERÊNCIA PARA SURDOS DE NATAL: VOZES EM DIÁLOGO


PALAVRAS-CHAVES:

Linguística Aplicada. Diferença. Educação de Surdos. Complexos Bilíngues de Referência para Surdos de Natal.Professores de Língua Portuguesa para Surdos.


PÁGINAS: 148
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

No ano de 2010 na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, realizou-se a implementação de um novo conceito institucional voltado para a educação de surdos, materializado nos Complexos Bilíngues de Referência para Surdos (CBRS), dez grupos de duas ou três escolas municipais, responsáveis pela Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, passíveis de terem até 50% de seu alunado constituído por alunos surdos. Dada a alcunha “bilíngue” do projeto, têm grande importância para sua realização não apenas os profissionais especializados na educação de surdos (como instrutores e intérpretes de Libras), mas os professores de Língua Portuguesa dessas instituições. Nesta pesquisa, o objeto são as vozes sobre o ser professor nos Complexos Bilíngues de Referência para Surdos de Natal. Situados na área da Linguística Aplicada, temos por objetivo criar inteligibilidade sobre um problema social que tem a linguagem ocupando papel central, qual seja o ser professor nas instituições em questão. O corpus da pesquisa se constitui de onze textos redigidos por esses profissionais sobre sua atuação nas referidas instituições. A análise que realizamos se constrói sobre os quatro tópicos mais recorrentemente encontrados nos relatos, quais sejam a formação inicial e continuada, as experiências docentes, os aspectos institucionais e as sensações que permeiam sua atuação. Sob uma perspectiva qualitativo-interpretativista, realizamos a leitura e a discussão dos dados tomando por base as concepções de linguagem e sujeito elaboradas pelo Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2011; VOLOSHÍNOV/BAKHTIN, 2012); a noção de diferença dos Estudos Culturais, com maior representação de Woodward (2012) e Silva (2012); e as discussões sobre educação de surdos dos Estudos Surdos, com maior presença de Skliar (1997, 2010), Sánchez (1990) e Lane (1992, 2006). Nas falas dos professores, é possível identificar a fluidez e multiplicidade de vozes que os atravessam. Em suas vozes se revelam as tensões existentes entre o discurso governamental da inclusão como perspectiva da Educação Especial e a realidade enfrentada pelos docentes. A despeito das diferenças que os constituem, seus discursos se tocam sobretudo no que diz respeito às insuficientes oportunidades de formação e às precárias condições de atuação, que têm repercussões diretas no processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1168633 - MARILIA VARELLA BEZERRA DE FARIA
Interno - 047.613.914-72 - MARIA BERNADETE FERNANDES DE OLIVEIRA - UFRN
Externo à Instituição - MARIA DO SOCORRO MAIA FERNANDES BARBOSA - UERN
Notícia cadastrada em: 18/06/2015 17:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao