Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIO CESAR OLIVEIRA DA ROSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIO CESAR OLIVEIRA DA ROSA
DATA: 13/02/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório A
TÍTULO:

A Responsabilidade Enunciativa em livros didáticos


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

Livro Didático; Heterogeneidade da Linguagem; Responsabilidade Enunciativa.


PÁGINAS: 148
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

 

Este trabalho investiga o tratamento dado à Responsabilidade Enunciativa em atividades propostas a alunos de 5º ano do ensino fundamental por autores de livros didáticos de Língua Portuguesa, bem como as orientações e comandos direcionados ao professor nas referidas obras. Adotamos como hipótese de trabalho que a expressão Responsabilidade Enunciativa não é de uso comum nas obras didáticas, certamente, por ser ainda pouco conhecida. A heterogeneidade, no entanto, é inerente à linguagem, razão que justifica que o aluno seja instruído a percebê-la e, se possível, reconhecer o(s) responsável(is) por uma enunciação uma vez que a (não) assunção da Responsabilidade Enunciativa é inerente a quem profere/escreve algo.   Para realização da investigação, analisamos um corpus constituído por 11 coleções de livros didáticos. Nessa direção, foram selecionadas, em todos os capítulos, unidades de trabalho que tratam da interpretação textual. Para fundamentar nossa pesquisa, partimos da concepção de alguns teóricos que estudam a linguagem em sentido mais amplo, como Bakhtin (1988, 1992,1997), Benveniste (1976, 1989), Marcuschi (2001, 2003, 2008), Koch (1996,1996) e, mais especificamente, em teóricos da Análise Textual dos Discursos (ADAM, 2011) e da Linguística Enunciativa, na perspectiva de autores como Guentchéva (1994, 1996, 2011) e Guentchéva et al. (1994). Nølke (2001, 2005, 2009, 2013), Nølke, Fløttum e Norén (2004), Rabatel (2003, 2004, 2005, 2008, 2009, 2010). Por fim, ressaltamos que a análise aponta que diversas atividades privilegiam, apenas, a solicitação ao aluno de uma posição pessoal na organização da resposta. Esse aspecto, evidentemente, é muito importante, mas também é relevante considerar a heterogeneidade da linguagem, inerente ao homem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES
Interno - 349707 - LUIS ALVARO SGADARI PASSEGGI
Interno - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Notícia cadastrada em: 03/02/2015 15:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao