Banca de QUALIFICAÇÃO: EMANUELLE PEREIRA DE LIMA DINIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMANUELLE PEREIRA DE LIMA DINIZ
DATA: 13/11/2014
LOCAL: Sala 314 do Departamento de Letras

A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO EM TEXTOS MULTIMODAIS: uma análise dos processos de categorização a partir da leitura de charges sobre a copa do Mundo 2014

Linguística Cognitiva. Construção de sentido. Categorização. Charge.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
Este trabalho tem como objetivo principal investigar, na perspectiva da Linguística Cognitiva contemporânea, como ocorrem os processos de categorização, a partir das leituras de charges relacionadas à Copa do Mundo 2014, apresentadas por alunos do Ensino Médio do ensino público de Natal/RN. Especificamente, nos embasamos nas noções de categorização (LAKOFF; JOHNSON, 1999), esquemas imagéticos (LAKOFF, 1987; JONHSON, 2007), frames (MINSKY, 1974), simulações mentais (BARSALOU, 1999) e modelos de situação (ZWAAN, 1999). Partimos da hipótese de quecategorizar as entidades que nos cercam sugere a ativação de um sistema cognitivo integrado, no qual estão associados aspectos de nossa experiência corpórea e de nossa linguagem. Para realização de nossa investigação, escolhemos como corpus 10 (dez) textos, leituras elaboradas a partir da compreensão de 2 (duas) charges, as quais têm como tema a Copa do Mundo de 2014. Adotamos uma metodologia qualitativa baseada no paradigma da introspecção (TALMY, 2005), que busca a compreensão dos fenômenos envolvidos na pesquisa a partir da observação e análise particular do pesquisador. Com a nossa análise preliminar, constatamos que a categorização se dá por meio da manipulação de informações adquiridas a partir de nossas vivências. Assim, podemos afirmar que as pistas verbais e não verbais disponíveis nas charges funcionam como guias de sentido que ativam todo aparato cognitivo nas atividades de construção de sentido e, consequentemente, nos processos de categorização.

Presidente - 6350771 - MARCOS ANTONIO COSTA
Interno - 1675404 - PAULO HENRIQUE DUQUE
Externo à Instituição - ANA FLÁVIA LOPES MAGELA GEHARDT - UFRJ
Notícia cadastrada em: 08/10/2014 15:14