Banca de QUALIFICAÇÃO: TANIA MARIA AIRES DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TANIA MARIA AIRES DA COSTA
DATA: 07/03/2014
LOCAL: a definir

A ESCRITA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: desvelando saberes

1.      PALAVRAS-CHAVE: Escrita. Letramento do professor.  Evento de letramento.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Nesta pesquisa realizamos uma análise discursiva sobre a escrita dos professores de Língua Portuguesa a partir de uma produção textual em um evento de letramento (concurso público) realizado para professores de português pela Prefeitura Municipal de Natal-RN, em 2008. Também foram objetos de análise o discurso dos professores com relação a si mesmos e suas visões sobre as novas tecnologias e o trabalho docente. Nossa pesquisa se insere no âmbito da Linguística Aplicada de natureza crítica e está fundamentada nos estudos bakhtiniano da linguagem, nos estudos do letramento crítico tal como formulados por Street (1984; 1995; 2006; 2010); Kleiman (1995; 2005) e nos estudos sobre formação de professores na perspectiva educacional crítica (Giroux, 1997). O corpus desta pesquisa foi constituído pelos artigos de opinião que constituem a Prova de Redação que, por sua vez, compõe o Caderno de Questões da Prova de Português. A pesquisa nos permitiu depreender que a despeito do recorrente discurso negativo sobre o letramento dos professores, especialmente os de língua portuguesa, estes demonstraram domínio da escrita, posto que na tessitura de seus textos lançaram mão de estratégias enunciativo-discursivas comum ao gênero solicitado mesmo sem ter sido explicitadas todas as condições de produção necessárias para a produção do gênero exigido, fato que, certamente, contribuiu para que a produção guardasse certas semelhanças com a redação escolar. Entendemos que a pesquisa é relevante precisamente por compreender o domínio da escrita para além do sistema da língua, isto é, como discurso, pois desse modo, contribui para que se amplie a noção do seja dominá-la e, paralelamente a isto, pode se configurar como uma contra palavra àquelas vozes que insistem tanto em subestimar o letramento dos professores e que tão mal faz à sociedade, posto que tal discurso provoca uma desconfiança com relação ao papel social desse profissional na preparação das novas gerações.

Interno - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO
Externo à Instituição - IVONEIDE BEZERRA DE ARAUJO SANTOS - IFRN