Banca de QUALIFICAÇÃO: ARIANE CRISTINY DA SILVA FERNANDES

DISCENTE: ARIANE CRISTINY DA SILVA FERNANDES

DATA: 19/08/2010

LOCAL: Auditorio de Filosofia

Ser criança em unidade de terapia intensiva pediátrica: tecendo histórias de cuidado à infância

infância, cuidado, literatura infantil, unidade de terapia intensiva, fenomenologia.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Psicologia

Estudos apontam os contos, sejam de tradição oral, sejam histórias modernas, como ferramentas capazes de fazer emergir habilidades afetivas e competências cognitivas variadas. Fomentar o potencial criativo, o uso do simbolismo, facilitar a reflexão e a elaboração de conflitos são benefícios associados ao trabalho com contos. São assinalados, em seus enredos, dilemas existenciais do ser humano, como a morte, as situações de separação, perda, abandono, desafios, conquistas, e outros elementos, que fazem do conto um material rico para auxiliar as crianças em seu processo de desenvolvimento. Muitos desses enredos se aproximam, de modo especial, das experiências vividas por crianças internadas em unidade de terapia intensiva pediátrica (UTIPED), cenário marcado pela coletivização de espaços físicos/simbólicos, dor, morte, separações, perdas, vitórias, desafios, alienação da possibilidade de ser criança, dentre outros elementos. Isto posto, propõe-se e indaga-se: contar para acolher, proteger, cuidar – seriam esses os efeitos dos contos de literatura infantil frente às necessidades das crianças que se encontram hospitalizadas em UTIPED? Partindo desse problema de pesquisa, pretende-se compreender, pautando-se na noção heideggeriana de cuidado e adotando a Fenomenologia como método, as possibilidades terapêuticas dos contos de Literatura Infantil no cuidado a crianças hospitalizadas em unidade de terapia intensiva pediátrica. Para tanto, elegeu-se como cenário a UTIPED de um hospital público estadual, localizado no município de Natal/RN, e como sujeitos de pesquisa cinco crianças internadas em tal setor, selecionadas a partir de critérios de faixa-etária e condições clínicas.  Conforme delineamento metodológico, inicialmente, foram realizadas dez visitas de observação da UTIPED, todas registradas em diário de campo. Na oportunidade, verificou-se a dinâmica de funcionamento de tal ambiente, as relações ali estabelecidas o espaço figurativo concedido às crianças assistidas, a natureza e a qualidade do cuidado ofertado. Logo após as visitas de observação, deu-se seguimento à pesquisa com as sessões de contação de histórias de literatura infantil, previamente selecionadas com base na temática em foco em consonância com a atual realidade da criança participante, abrangendo contos de fadas e textos realistas.  O procedimento previsto consiste em oito sessões individuais nas quais as histórias são contadas à criança pela pesquisadora com a mediação do livro e acompanhadas por técnicas lúdicas de representação de livre escolha da criança (desenho, dedoches, diálogo sobre a história, pintura, dentre outras) com o intuito de facilitar a expressão dos significados produzidos a partir do contato com os contos. Até o momento o procedimento foi concluído com três crianças, na faixa etária entre seis e nove anos, todas do sexo masculino, com quadros clínicos variados. Os encontros foram áudio-gravados e as observações da pesquisadora registradas em diário de campo. O procedimento de análise do corpus fundamenta-se no modelo proposto por Giorgi, de base fenomenológica. Após a transcrição dos relatos e construção do texto de referência para análise, busca-se neste momento delimitar as unidades de significado que emergem dos dados. Uma análise preliminar evidencia a adequabilidade da proposta terapêutica ao contexto da UTIPED e o potencial do conto como fator de proteção ao ser-criança. Apreende-se que a contação de histórias emoldurou um cenário de cuidado incomum em contexto de tratamento intensivo pediátrico, demarcando ali um espaço simbólico de expressão. Os resultados parciais demonstram serem os contos literários dotados de propriedades terapêuticas relevantes na compreensão e significação da experiência vivida pelas crianças. Espera-se, com esse estudo, construir uma proposta terapêutica para o cuidado à criança em UTIPED que considere sua etapa evolutiva, o quadro clínico que lhe acomete e, sobretudo, suas necessidades emocionais diante da imersão em ambiente diverso do seu e repleto de elementos potencialmente prejudiciais ao seu pleno desenvolvimento.

Externo à Instituição - ANNA CAROLINA LOBIANCO - UFRJ
Externo à Instituição - GARDENIA ABBAD DA SILVA - UnB
Presidente - 6350812 - SYMONE FERNANDES DE MELO
Notícia cadastrada em: 19/10/2010 11:25