Banca de DEFESA: MARIA HELENA DE OLIVEIRA - (Retificação)

Uma banca de DEFESA foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MARIA HELENA DE OLIVEIRA

DATA: 27/08/2010

LOCAL: LAB DE PSICOLOGIA

Aplicabilidade do Rorschach na Avaliação Psicológica do Autismo.

Palavras - chave: Autismo, Avaliação Psicológica, Método de Rorschach.

ÁREA: Psicologia

O presente trabalho investiga a aplicabilidade do Rorschach na avaliação da personalidade de sujeitos com transtorno do espectro autístico. A relevância do estudo justifica-se devido à necessidade do desenvolvimento de pesquisas na área de avaliação psicológica de sujeitos com autismo, mediante a utilização de instrumentos apropriados para tal finalidade. A escolha pelo Método de Rorschach justifica-se devido ao fato deste ser uma técnica que revela a organização básica da estrutura da personalidade, incluindo características da afetividade, sensualidade, vida interior, recursos mentais, energia psíquica e traços gerais e particulares do estado intelectual do sujeito. O objetivo geral do estudo consistiu em verificar a aplicabilidade do uso do Rorschach na avaliação da personalidade de sujeitos com o transtorno do espectro do autismo. Os objetivos específicos buscaram: Identificar os fatores perceptivos da estrutura de personalidade de sujeitos com o transtorno do espectro autístico; contribuir para o entendimento de tal síndrome, visando o estabelecimento de possíveis intervenções terapêuticas a partir do Psicodiagnóstico do Rorschach e, verificar a adequação do referido método como instrumento de avaliação de personalidade de sujeitos com o transtorno do espectro do autismo e possíveis uso no Brasil. Participaram desta pesquisa 50 jovens e adultos do sexo masculino e feminino na faixa etária de 14 a 39 anos ( média: 24,5 anos) distribuídos em 2 grupos. Grupo 1 composto por 25 jovens e adultos com diagnóstico clínico do espectro autístico ( dificuldades na comunicação, interação social, atividades e interesses restritos e repetitivos); Grupo 2 constituído de 25 jovens e adultos com comportamento típico.A análise foi obtida por meio do teste estatístico t para verificação das possíveis diferenças, considerando variáveis sociodemográficas. Os participantes foram pareados individualmente por sexo e idade. De acordo com os dados apresentados, observou-se que o uso do Método de Rorschach possibilitou elementos iniciais para a avaliação psicológica do grupo pesquisado.

Presidente - 1323908 - JOAO CARLOS ALCHIERI
Externo ao Programa - 1545096 - DEBORA REGINA DE PAULA NUNES