Banca de DEFESA: CLÁUDIO MIRANDA PAIVA PEREIRA PINTO

DISCENTE : CLÁUDIO MIRANDA PAIVA PEREIRA PINTO
DATA : 29/11/2022
LOCAL: REMOTA (APRESENTAÇÃO VIRTUAL-ONLINE)

ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL PARA O PORTUGUÊS (BRASIL) DO INSTRUMENTO (CANHELP LITE) CAREGIVER QUESTIONNAIRE

Adaptação Transcultural, Cuidados Paliativos, Família

Introdução: O cuidado destinado aos pacientes e aos familiares que enfrentam situações de adoecimento que colocam o paciente em grande risco vem ganhando notoriedade frente à complexidade que envolve este evento. O papel do cuidador, seja ele familiar ou não, nesse processo vem sendo cada vez mais evidenciado. Avaliar sua satisfação se mostrou um importante passo para a compreensão não apenas do impacto do fenômeno como também permitindo avaliar a qualidade da assistência ofertada. Um obstáculo que permeia esta temática é a carência de trabalhos relevantes ou instrumentos que possam auxiliar nesta avaliação na literatura brasileira. Objetivo: O presente trabalho se propôs mediante a escassez de instrumentos na literatura brasileira de instrumentos com propostas semelhantes, a realizar a adaptação transcultural para o português brasileiro do instrumento canadense Canadian Health Care Evaluation Project (CANHELP Lite) Caregiver Questionnaire, que conta com 23 itens para avaliar a satisfação de familiares e/ou cuidadores de pacientes em cuidados paliativos. Metodologia: Estudo do tipo quantitativo com corte transversal, em que se realizoua equivalência conceitual e deitens,semântica e operacional entre o instrumento original e a versão brasileira; e a equivalência de mensuração. Resultados: Evidenciou-se uma satisfatória equivalência conceitual e de itens entre o instrumento original e das retrotraduções. Na etapa de avaliação da equivalência de mensuração foram avaliados 115 por meio de Análise descritiva, Teste de Person, Teste t de Student e do teste ANOVA. Quando analisado por meio do Alfa de Cronbach, foi obtido o valor acima de 0,80 de consistência interna para os itens do (CANHELP Lite), índice satisfatório que encoraja o uso do instrumento produzido na etapa seguinte de validação. Conclusão: Apesar das limitações que cercaram o estudo, os resultados obtidos mostram uma boa confiabilidade do instrumento.

Externa à Instituição - ALESSANDRA DO NASCIMENTO CAVALCANTI
Presidente - 347027 - EULALIA MARIA CHAVES MAIA