Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA CRISTINE ANDRADE DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRISCILA CRISTINE ANDRADE DE SOUSA
DATA : 07/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma google meet
TÍTULO:

Relações entre Alto Potencial Intelectual, Funções Executivas e Criatividade em Crianças e Adolescentes 


PALAVRAS-CHAVES:

alto potencial intelectual; altas habilidades/superdotação; criatividade; funções executivas.


PÁGINAS: 72
RESUMO:

Sabe-se que a inteligência é alicerçada por ampla rede neuronal em que as áreas frontal e parietal desempenham função primordial e, se tratando do funcionamento em indivíduos com alto potencial intelectual, os estudos destacam funcionamento marcado por ativação global e menos segregação do córtex. Portanto, vários autores problematizam o impacto de alguns processos cognitivos específicos na determinação do comportamento inteligente, dentre os quais se destacam, as funções executivas (FE) e a criatividade. De modo geral, a literatura que contempla a relação entre inteligência e FE não detêm consenso. No que tange a relação desses fenômenos na população de AH/S, a literatura destaca o uso eficiente e precoce das FE em crianças com alto potencial intelectual, notadamente a capacidade em analisar informações de modo a favorecer a plasticidade neuronal. No entanto, outros estudos apontam que a memória de trabalho é a única variável das FE que expressa forte correlação com a capacidade intelectual em crianças e adolescentes com alto potencial intelectual. De modo semelhante, a relação entre inteligência e criatividade é conhecida e sugere o compartilhamento de aspectos cognitivos comuns, no entanto, é ainda tema controverso no campo da Psicologia e processos cognitivos. O presente estudo pretende dar continuidade às pesquisas já realizadas, mais especificamente, ao recente estudo desenvolvido por Felinto (2018), cujo objetivo consistiu em investigar as relações entre inteligência, funções executivas, características da criatividade figural em jovens com alto potencial intelectual. O Estudo de Felinto (2018) evidenciou a relação entre inteligência e memória operacional e identificou a sobreposição da criatividade e inteligência na população adolescente e jovem adulto. Isto posto, o objetivo desse estudo é analisar em crianças e adolescentes as relações entre o alto potencial intelectual, FE e criatividade. A pesquisa foi subdividida em três estudos: 1) Relações "Paradoxais” entre Altas Habilidades/Superdotação e Dislexia; 2) O valor preditivo do alto potencial intelectivo nas funções executivas e na criatividade figural em crianças; 3) Características das relações em medidas de memória operacional verbal e criatividade em dois grupos com inteligência definitivamente acima da média em fases do desenvolvimento distintas. 44 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos. A partir dos estudos delineados neste projeto de tese, os participantes irão se distribuir de maneiras distintas, com fins de cumprir os objetivos propostos para cada estudo. Realizou-se procedimento de avaliação da inteligência, funções executivas e criatividade com os participantes através de uma bateria de instrumentos neuropsicológicos e, em seguida, análises descritivas e inferenciais foram implementadas com fins de auxílio no alcance dos objetivos dos estudos propostos. No Estudo 1, verificou-se perfil cognitivo assíncrono em crianças com alto potencial intelectual e dislexia; No Estudo 2, verificou-se baixa magnitude de correlação entre a inteligência e funções executivas, mas correlações moderadas em alguns fatores da criatividade em crianças com alto potencial intelectual. No Estudo 3 pretende-se comparar os grupos com alto potencial intelectual nos desempenhos em testes de memória operacional e criatividade em função da fase desenvolvimental (crianças e adolescentes). Diante disso, destaca-se as características peculiares desse modo de funcionamento em alto potencial intelectual, o que fornecesse subsídios para avaliação rebuscada e estratégias interventivas eficazes em todos os contextos que a criança e o adolescente com alto potencial intelectual estão inseridos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES
Interno - 1134517 - JORGE TARCISIO DA ROCHA FALCAO
Externa à Instituição - PRISCILA MAGALHAES BARROS FELINTO
Notícia cadastrada em: 01/11/2022 13:38
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