Banca de DEFESA: ÉLIDA FURTADO DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ÉLIDA FURTADO DO NASCIMENTO
DATA : 30/09/2022
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/pyo-yvxh-tfq
TÍTULO:

EDUCAÇÃO E ADOLESCÊNCIA EXCLUÍDA NA ESCOLA NO CONTEXTO DO CAPITALISMO


PALAVRAS-CHAVES:

Adolescência, Exclusão escolar, Aceleração da Aprendizagem;


PÁGINAS: 369
RESUMO:

Esta pesquisa parte da necessidade de contribuir com as discussões a respeito do fenômeno da escolarização de adolescentes excluídos na escola via programa de aceleração da aprendizagem — Poronga. Trata-se da materialização do Programa Telecurso 2000 da Fundação Roberto Marinho implementado no Acre no período de 2002 a 2019. Toma-se o Projeto como expressão de educação compensatória para adolescentes, no contexto das reformas educacionais sob as características do neoliberalismo de Terceira Via e de mercadificação da educação. A partir de estudiosos da Psicologia Histórico-Cultural entende-se que educação formal é essencial ao processo de formação humana, porquanto espera-se que um programa educativo com vistas ao enfrentamento do insucesso escolar proporcione condições de ensino e de aprendizagem promotoras de desenvolvimento esperado na adolescência, caso não o faça contribui para promover uma dupla exclusão disfarçada de inclusão. Objetivou-se revelar e analisar os significados sociais que sustentam sentidos pessoais sobre o Poronga, sob o ponto de vista da educação de adolescentes. Delinearam-se como específicos: 1) investigar, a partir das condições objetivas de vida dos estudantes, possíveis aspectos definidores da exclusão escolar; 2) apreender os sentidos atribuídos ao processo educativo no Poronga, analisando as necessidades e motivos dos atores escolares em relação à participação no projeto e a realidade vivida; 3) acompanhar o movimento do processo de escolarização dos estudantes do Poronga na transição par ao Ensino Médio, a fim de entender de onde esses adolescentes estavam partindo e em que essa educação serviu para agregar ou atrofiar em termos do desenvolvimento esperado na adolescência. A pesquisa foi realizada em Cruzeiro do Sul-AC, com a participação de diferentes atores (duas professores do programa, duas coordenadoras pedagógicas, sete alunos do programa e seis responsáveis pelos alunos), por meio de questionário e entrevista. O levantamento dos dados revelou que o contexto socioeconômico de vida dos estudantes e familiares do Poronga é de extrema pobreza material e cultural, marcada pelo acesso a uma escola que nega o direto de aprender. Não obstante essa realidade, tanto os familiares quanto os estudantes significam positivamente a educação escolar, expressando significados sociais que reiteram a importância da escola. É essa contradição, plasmada na realidade do Projeto de correção de fluxo, que se busca problematizar no âmbito deste estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.475.274-** - HERCULANO RICARDO CAMPOS - UFRN
Externa ao Programa - 1723488 - MARIA DA APRESENTACAO BARRETO - UFRNExterna à Instituição - ANGELINA PANDITA PEREIRA - UFBA
Externo à Instituição - FAUSTON NEGREIROS - UnB
Externa à Instituição - ZAIRA FÁTIMA DE REZENDE GONZALEZ LEAL - UEM
Notícia cadastrada em: 29/08/2022 15:29
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