Banca de DEFESA: CÁSSIO CLAYTON MARTINS ANDRADE

LOCAL: https://meet.google.com/rqr-uybw-mmp

PROJETOS DE VIDA DE JOVENS RURAIS ESTUDANTES DO IFRN

Juventude; Juventude Rural; Projetos de vida;

Este trabalho versa sobre os projetos de vida de jovens oriundos/as de comunidades rurais que estudam no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e os possíveis determinantes que influenciam a construção desses projetos. Para tal, utilizamos os conceitos de juventudes e juventudes rurais, a partir de cinco pontos como faixa etária; geração; período da vida, cultura e representação social, e o conceito de projetos de vida, considerado um conjunto de idealizações do que deseja realizar no futuro. Foi solicitado que realizassem fotografias de acordo com os eixos norteadores “auto retrato”, “onde moro”, “projetos de vida” e “IFRN”, para, posteriormente, serem discutidas em grupos de discussão realizados de forma virtual. Os dados foram analisados à luz da perspectiva das práticas discursivas e indicaram que os jovens participantes se posicionam como multifacetados, com características estimulantes e limitantes que atravessam todos os âmbitos de sua vida, como a construção dos seus projetos de vida. O meio rural aparece como local que não atende as exigências acadêmicas para a realização dos planos pessoais, mas que, por desenvolver uma relação de pertencimento, passa a ser considerado como fazendo parte de seus projetos de vida. O IFRN é entendido como uma oportunidade para mudança de vida, devido ao grupo de fatores que apresenta como possibilidades de atividades e de reflexões, estimulando as subjetividades de cada estudante.

Presidente - 1744558 - JADER FERREIRA LEITE
Externa ao Programa - 2434544 - FERNANDA FERNANDES GURGEL - UFRNExterno à Instituição - MARCELO MOREIRA CEZAR - SOBRESP
Notícia cadastrada em: 19/07/2022 15:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao