Banca de DEFESA: JESSICA DE MORAIS COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JESSICA DE MORAIS COSTA
DATA : 02/12/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

A PRÁXIS PRODUZIDA PELOS AGENTES SOCIOEDUCATIVOS NO CONTEXTO DA PRIVAÇÃO DE LIBERDADE


PALAVRAS-CHAVES:

socioeducação; práxis; adolescentes; privação de liberdade, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo.


PÁGINAS: 160
RESUMO:

O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), ao mesmo tempo em que possui um caráter sancionatório voltado ao adolescente que comete ato infracional, traz como finalidade pedagógica a socioeducação dos adolescentes. Essa ambivalência de papéis é identificada quando se analisa o trabalho desenvolvido pelo agente socioeducativo, sobretudo nas unidades de privação de liberdade. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo geral analisar a práxis produzida pelos agentes socioeducativos no contexto da privação de liberdade do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) do Pitimbu, localizado no município de Parnamirim-RN. Para isso, identificou-se o perfil sociodemográfico e o tipo de formação dos agentes socioeducativos da privação de liberdade; caracterizou-se a prática socioeducativa desenvolvida pelos agentes socioeducativos do CASE Pitimbu e analisou-se as concepções de socioeducação que fundamentam a prática desses agentes. Como método investigativo, buscou-se inspiração no materialismo histórico dialético, procurando analisar o movimento real do objeto, identificando as mediações necessárias para compreendê-lo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou, como técnicas de coleta de dados: a pesquisa de campo, onde foi possível observar a rotina do trabalho desenvolvido; a aplicação de questionários com os agentes socioeducativos que atuam no CASE Pitimbu, que objetivou traçar um perfil sociodemográfico dos agentes da unidade; bem como a realização de entrevistas semiestruturadas realizadas. A análise de dados se deu por meio de núcleos de significação. A partir da organização do material coletado (das entrevistas e dos dados obtidos nos questionários), foram levantados indicadores que revelaram sentidos e significados importantes, considerando os objetivos da pesquisa. Após a análise dos dados, foi possível identificar, a partir da caracterização do trabalho dos agentes, que no cotidiano das unidades há uma priorização da lógica da segurança em detrimento da socioeducação. Isso reflete não só a concepção que os agentes formulam sobre o papel que exercem no sistema socioeducativo, como também na maneira como são enxergados. Assim, a autora traz o conceito de socioeducação de cobogó para exemplificar as contradições entre as concepções de socioeducação e segurança que se revelam no trabalho desempenhado pelos agentes na Unidade de privação de liberdade.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - GLAUCIA HELENA ARAÚJO RUSSO - UERN
Presidente - 1720819 - ILANA LEMOS DE PAIVA
Externo à Instituição - NELSON GOMES DE SANT'ANA E SILVA JUNIOR - UFPB
Notícia cadastrada em: 25/11/2021 14:56
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